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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas a serem utilizadas nos artigos

Todo material submetido para análise deve seguir o TEMPLATE DE SUBMISSÃO, onde constam instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas.

Regras de submissões dos textos

A Revista Educa não cobra taxa para submissão e publicação de artigos.

A Revista EDUCA aceita para publicação trabalhos relacionados à área de Educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e/ou inovadores e atualizados na área. Os textos, em português, inglês ou espanhol, devem ser inéditos, de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Trabalhos diferentes de artigos devem ser transformados em textos para publicação em revista científica, conforme padrão da revista.

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista; também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica e/ou empírica e a qualidade do texto.

Os originais devem ser encaminhados exclusivamente pelo Sistema SEER (http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA).

O texto deve ser apresentado em português, inglês ou espanhol, devendo ser digitado em processador de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente. Utilize enter apenas no fim dos parágrafos e após títulos, subtítulos, etc. Os destaques que se fizerem necessários devem ser feitos em itálico. O texto deve contar, ainda, 12 a 20 páginas, considerado os espaços e excluído o resumo, incluindo as referências, notas e tabelas.

O título do artigo deve ter no máximo 75 caracteres incluindo os espaços, e também deve ser em três idiomas português, inglês e espanhol.

Deve vir acompanhado de uma folha de rosto na qual, obrigatoriamente, devem constar título (em três idiomas português, espanhol e inglês) resumo, abstract e resumen (entre 100 e 200 palavras) e palavras-chave, keywords e palabras clave em número de três (3). A folha de rosto não pode conter nenhuma identificação dos autores.

Os agradecimentos (opcionais) devem ser citados junto ao título, mas em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais. Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.

Imagens podem ser utilizadas como anexos e devem ser de absoluta importância substantiva.

Notas devem ser de caráter substantivo, restringindo-se a comentários adicionais ao texto. As notas devem ser situadas ao final da página com devida numeração, em fonte 10, espaçamento simples entrelinhas e duplo entre as notas.

Citações com até três linhas deverão ser inseridas diretamente no texto, entre aspas; quando maiores de três linhas, devem constituir parágrafo independente, com recuo de 4 cm na margem esquerda e espaçamento simples, letra tamanho 11. A especificação da fonte deverá ser colocada em sequência à citação, no formato sobrenome, ano de publicação e número de página (Ex. SOBRENOME, 2009, p. 15). Caso não haja citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da publicação referida. 

As Referências devem obedecer às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT www.abnt.org.br) em sua versão mais recente. Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de "Referências", ao final do artigo.

Não serão aceitos em hipótese alguma artigos sem as devidas referências.

 Anexos devem ser evitados, mas podem ser utilizados em casos de relevância ao conjunto da obra. Ex. Mapas, imagens, tabelas extensas, etc.

Solicita-se que os nomes dos autores não apareçam no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.

Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.

Resenha Crítica. A resenha deve atender às seguintes orientações: referir-se à obra relacionada à Educação; redação em português, inglês ou espanhol; ser inédita; conter a identificação completa da obra; extensão três a cinco (3 a 5) páginas, incluindo, se houver, referências; citações e referências atendendo as mesmas normas dos artigos; conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel a suas ideias principais, a seus fundamentos, a sua metodologia, etc., bem como análise crítica com um diálogo do autor da resenha com a obra; apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica.

Autores

No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) (no máximo três autores, ou quando se tratar de pesquisa em colaboração entre grupos de pesquisa, até cinco autores) e a filiação institucional serão preenchidas em espaços próprios do Sistema SEER e não devem constar do corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares. Tampouco se aceitam quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores.

A revista dá-se o direito de não publicar mais que um artigo de mesma autoria em uma mesma edição. Se mesmos autores submeterem mais que um artigo durante o processamente de um edição (anual), somente o primeiro será mantido, sendo so demais arquivados. A revista não estará obrigada a comunicar o arquivamento nestes casos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. O texto foi colocado no template disponível em formato Microsoft Word, no link TEMPLATE no alto da página inicial da revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.