Please don’t stop the music: um convite a refletir sobre prática e teoria nas ações pedagógicas

Francisco Valterlei Guedes Freitas, Juracy Machado Pacífico, Rogéria Moreira Resende Isobe, Sabrina da Silva Santana

Resumo


O artigo propõe refletir acerca da teoria e prática na formação docente tendo como base o repertório teórico e prático construído ao longo da vivência dos autores como profissionais da Educação Básica e Superior e por ocasião dos estudos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mesmo considerando que já são temas muito discutidos, mas certos de que ainda não resolvidos, os autores avançam o estudo e em suas discussões a partir das questões: até que ponto a prática pode se sustentar fora das lentes da teoria e, até onde a teoria caminha sem que haja na prática a forma de apresentar sua força? As reflexões apresentadas foram produzidas a partir de estudos bibliográficos e de registros das experiências dos autores.  Os fundamentos teóricos que permitiram a interlocução partiram de Fisher (2001), Cruz (2007), Larrosa (2002), Porto (2006) e Pinto (2010) e Pimenta (1997). Resultados apontam para considera-se, por fim, que a articulação de experiências, práticas e teorias na formação docente são inseparáveis, mas em dados momentos uma sobressai à outra mesmo que não seja este o objetivo.


Palavras-chave


Música; Prática docente; Ações pedagógicas.

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Avaliação Qualis 2019 B3. ISSN ONLINE 2237-5406
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