A FUNÇÃO SUPERVISORA DO PEDAGOGO INTEGRADA À FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS

Ailce do Nascimento Macedo

Resumo


Este trabalho tece reflexões acerca do papel do supervisor pedagógico no cotidiano escolar, dando ênfase, principalmente, à formação continuada docente. Ele considera a função supervisora como o eixo central que interliga o pedagogo e o professor, como partes de uma mesma instituição e de uma mesma intenção educativa. Nele, está evidenciado a sensibilidade política e ética, existente no universo escolar, e que perpassa para além dos muros da escola. E por ser a esfera educacional um processo complexo e dinâmico, este trabalho ainda apresenta alguns dilemas que imperam tanto sobre o papel do supervisor, quanto sobre o do professor, no que concerne ao exercício e reconhecimento de ambas as profissões, já que a educação é fruto de construções históricas que ainda refletem na contemporaneidade. Tendo como objetivo principal verificar a importância do supervisor educacional para a qualificação docente, este estudo busca, por meio da pesquisa bibliográfica, (re)significar a prática pedagógica em função da qualificação do processo de ensino – aprendizagem.  


Palavras-chave


Educação. Supervisor Pedagógico. Professor. Formação Continuada.

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Avaliação Qualis 2019 B3. ISSN ONLINE 2237-5406
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