A MAGIA DO CIRCO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Andressa Menezes, Hildegard Susana Jung, Louise da de Quadros da Silva

Resumo


Esta pesquisa tem como tema a ludicidade e o circo na educação Infantil. O objetivo consiste em narrar a experiência do estágio supervisionado do Curso de Pedagogia desenvolvido em uma turma de nível III da educação infantil. Para isso, a investigação de cunho qualitativo se ancora em uma pesquisa bibliográfica, além do estudo de caso por relato de experiência como abordagem metodológica. Como principais resultados da pesquisa destacamos que o tema circo: a) oferece a oportunidade de desenvolver a expressão e as linguagens; b) potencializa o trabalho com as artes visuais, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); c) promove a aprendizagem de forma natural. Concluímos que a aprendizagem proposta pelo tema circo extrapola a dimensão da expressão corporal, permitindo, por meios lúdicos, além do conhecimento e percepção do próprio corpo e do espaço do corpo do outro, a diversão, o lazer e a socialização.


Palavras-chave


Ludicidade; Educação Infantil; Estágio Supervisionado; Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


Avaliação Qualis 2019 B3. ISSN ONLINE 2237-5406
Indexado em: