Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé

ISSN 2238-7587

IGARAPÉ (QUALIS B-1) é uma revista do grupo de pesquisa LITERATURA, EDUCAÇAO E CULTURA: CAMINHOS DA ALTERIDADE do Programa do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia. Sua periodicidade é semestral e constitui-se de matérias científicas, criativas e técnicas sob a forma de artigos e resenhas na área de Ciências Humanas e sociais, que promovam discussões sobre diversidade, multiculturalismo e descolonização tanto da Amazônia, quanto de outras regiões do mundo que foram submetidas ao processo imperialista.


Notícias

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ: “TEMA: REVERBERAÇÕES DE VOZES FEMININAS NAS LITERATURAS INDÍGENAS E AFRICANAS”

 

IGARAPÉ – Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade (QUALIS B-1), publicação do grupo de pesquisa LITERATURA, EDUCAÇAO E CULTURA: CAMINHOS DA ALTERIDADE do Programa do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários- MEL , da Universidade Federal de Rondônia, está com chamada aberta para dossiê, com o tema:

“TEMA: REVERBERAÇÕES DE VOZES FEMININAS NAS LITERATURAS INDÍGENAS E AFRICANAS”

O dossiê receberá artigos cujos objetos de reflexão abordem diálogos entre literaturas indígenas e africanas de autoria feminina, movendo a consciência crítica e dos estudos literários que durante muito tempo privilegiou autores masculinos elevados a categoria de cânone. O objetivo do dossiê é pensar nas aproximações e distanciamentos presentes na literatura indígena e na literatura africana, seja em narrativas ou em poemas, problematizando os possíveis encontros entre: ancestralidade, tradição e contemporaneidade; o papel da mulher nas sociedades elencadas; oralidade e escrita; multilinguismo; curandeirismo, religiosidade; animismo; perspectivismo; descolonização; memória individual e coletiva, além de outros possíveis debates pertinentes. A partir dessa provocação, eis nosso convite a todas as pesquisadoras e pesquisadores que queiram dividir conosco essas inquietações em forma de artigos que exponham as reverberações de vozes femininas nas literaturas indígenas e africanas.

 

Organizadores e responsáveis pela edição do dossiê: Dr Wellington Marçal de Carvalho (UFMG)  Prof.ª Dr.ª Roberta Maria Ferreira Alves (UFVJM), Prof. Dr.ª Ananda Machado (UFRR)) 

Prazo de submissão: 30 de novembro de 2020.

Previsão para publicação: segunda quinzena de Abril 2021.

As submissões podem ser feitas online na página web da revista http://www.periodicos.unir.br/index.php/igarape ou por meio de correio eletrônico para o seguinte endereço: revistaigarape@gmail.com

Agradecemos a colaboração,

Dr. Miguel Nenevé

 
Publicado: 2020-09-15
 
Outras notícias...

v. 13, n. 1 (2020): Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé


Capa da revista