Políticas e avaliação da pós-graduação stricto sensu

Helena Rodrigues de Oliveira Marques Ferreira, Florence Marie Dravet

Resumo


Políticas e avaliação da Pós-Graduação stricto sensu: da inserção social local à internacionalização apresenta um panorama crítico da pós-graduação brasileira, sobretudo quanto ao sistema avaliativo externo que tem sido praticado nesse nível de ensino. A obra compõe-se de sete artigos elaborados por docentes e discentes atuantes em cursos de mestrado e doutorado, bem como pesquisadores de órgãos vinculados à Educação, nos quais a comparação entre diferentes sistemas no Brasil e no exterior tece um quadro atual da pós-graduação brasileira e aponta experiências bem-sucedidas que podem incrementá-lo. Nesse sentido, constitui leitura que interessa não somente ao público acadêmico como também ao público em geral que busca acompanhar diferentes etapas e realizações no cenário da Educação nacional.


Palavras-chave


Avaliação da pós-graduação; Educação; Políticas Públicas; Internacionalização

Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRA, Valdivina Alves (org.). Políticas e avaliação da Pós-Graduação stricto sensu: da inserção social local à internacionalização. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2018. 171 p.

ISBN: 978-85-62258-26-8

WELLER, Wivian. Compreendendo a Operação Denominada Comparação. Educação e Realidade, vol. 42, n.º 3, p. 921-938. Porto Alegre, jul./set. 2017.




DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4409



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.