Alfabetização científica a partir da abordagem de física nos anos iniciais

Keycinara Batista Lima, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira

Resumo


Esta pesquisa busca compreender a alfabetização científica no ensino de Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, apresenta uma revisão realizada nos três últimos anos em dois eventos relevantes da área de ensino de ciências: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências (ENPEC) e Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Para a organização e a análise das publicações, utilizamos a Análise de Conteúdo. Os resultados foram sistematizados em seis categorias a partir do objeto/participantes de cada pesquisa: Professores, Estudantes, Livro didático, Documental e revisão bibliográfica. Identificamos que a maior porcentagem das pesquisas tem como participantes estudantes, e o livro didático encontra-se em menor percentual, aparecendo apenas em um artigo. Nessas publicações, a concepção de alfabetização científica relaciona-se à possibilidade de formação de uma nova visão de mundo, de pessoas conscientes, críticas, ativas e transformadoras da sociedade em que vivem. Consideramos, pelo número expressivo de trabalhos apresentados nesses dois eventos, que as publicações nessa temática ainda são tímidas, porém, com base em revisões anteriores, identificamos que houve crescimento nessa área. Os resultados mostram também que pesquisadores como Sasseron, Carvalho, Delizoicov, Lorenzetti e Auler são os mais citados para fundamentar a alfabetização científica nesses trabalhos.


Palavras-chave


Revisão de literatura. ENPEC. SNEF. Alfabetização científica.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: ciências naturais. Brasília, MEC/SEF, 1997.

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CHAVES, A.; SHELLARD, R. C. Pensando o Futuro: O desenvolvimento da física e sua inserção na vida social e econômica do país. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2005.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, [s. L.], n. 79, p.257-272, 2002. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2018.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. [Tese]. São Paulo. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008.

Referências ENPECs

BARROS, R. C. dos S. N.; PIZARRO, M. V.; LOPES JUNIOR, J. A caracterização do uso de narrativas quadrinizadas nos livros didáticos de Ciências do PNLD 2013 no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX ENPEC. Águas de Lindóia. 2013. Disponível em:< http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1195-1.pdf> Acesso em: 21 nov. 2017.

CATANOZI, G. Análise de estratégias pedagógicas para a alfabetização científica no Ensino Fundamental I à luz da percepção docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, X, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia. 2015. Disponível em:. Acesso em: 21 nov. 2017.

FERNANDES, L. L. et al. O trabalho com Questões Sócio-científicas nas Séries Iniciais: uma revisão da literatura em Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia. 2015. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1838-1.PDF >. Acesso em: 23 ago. 2018.

GONÇALVES, D. A. da C. et al. Compreensões sobre interações Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) de educadoras dos Anos Iniciais: em busca de elementos para construir um processo formativo. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em:< http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1491-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018.

GONZATTI, S. E. M.; GIONGO, I. M. Ensino de Ciências Exatas nos Anos Iniciais: contribuições da formação continuada. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX ENPEC. Águas de Lindóia. 2013. Disponível em:< http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1072-1.pdf> Acesso em: 23 ago. 2018.

HILÁRIO, T. W.; SOUZA, R. R. de. Alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão nos últimos ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em:< http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0435-1.pdf> Acesso em: 21 nov. 2017.

LOPES, W. Z.; JESUS, R. F. de; GARCIA, R. N. AC e CTS na produção científica dos últimos cincos anos no Brasil: necessidade de discussões sobre Formação Continuada. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1528-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018.

MAURENTI, V. M. M.; PORCIÚNCULA, L. de O. Um mergulho pelas atas do enpec: indo ao encontro da ciência na educação infantil e nos anos iniciais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX ENPEC. Águas de Lindóia. 2013. Disponível em:< http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1580-1.pdf> Acesso em: 23 ago. 2018.

MARQUES, A. C. T. L. et al. Alfabetização científica e Criança: uma proposta de ferramenta teórico-metodológica para análise de ações educativas em espaços de educação não formal. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em:< http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1042-1.pdf> Acesso em: 21 nov. 2017.

OJA, A. J.; BASTOS, F. Ensino de ciências no início da educação fundamental: algumas implicações para uma educação científica de qualidade. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX ENPEC. Águas de Lindóia. 2013. Disponível em:< http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1402-1.pdf> Acesso em: 23 ago. 2018.

OLIVEIRA, E. S. de.; FREITAS, D. de. A produção acadêmica acerca do ensino de ciências nos anos iniciais nas revistas Ensaio e RBPEC: o lugar da perspectiva Ciência, tecnologia e sociedade. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia. 2015. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1619-1.PDF >. Acesso em: 23 ago. 2018.

OLIVEIRA, E. S. de.; FREITAS, D. de. A educação CTS nos anos iniciais: um olhar sobre a Proposta Curricular de Ciências de Itacoatiara/Amazonas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em:< http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1347-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018.

PEREIRA, P. D.; SOUZA, L. H. P. de. Formação do Professor: Reconhecendo-se na Alfabetização científica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em: Acesso em: 21 nov. 2017.

PEREIRA, J.C.; TEIXEIRA, M. R. F. Alfabetização científica, letramento científico e o impacto das políticas públicas no ensino de ciências nos anos iniciais: uma abordagem a partir do PNAIC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia. 2015. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1313-1.PDF >. Acesso em: 23 ago. 2018.

PEREIRA, J.C.; TEIXEIRA, M. R. F. A Alfabetização Científica e os anos iniciais: um olhar sobre as teses e dissertações da Educação em Ciências dos anos de 2013 a 2015. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em:< http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0334-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018.

PIGATTO, A. G. S. et al. AC e CTS na produção científica dos últimos cincos anos no Brasil: necessidade de discussões sobre Formação Continuada. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2499-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018.

PIZARRO, M. V; LOPES JUNIOR, J. Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX ENPEC. Águas de Lindóia. 2013. Disponível em:< http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0867-1.pdf> Acesso em: 23 ago. 2018.

PIZARRO, M. V; LOPES JUNIOR, J. Alfabetização científica nos anos iniciais: necessidades formativas, aprendizagens profissionais da docência e a Teoria do Agir Comunicativo como proposta de formação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia. 2015. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1283-1.PDF>. Acesso em: 23 ago. 2018.

RIBEIRO FILHO, O.; ZANATELLO, M.; ROBERTO, L. H. S. Argumentações no ensino fundamental a partir de uma atividade lúdica: contribuições para a alfabetização científica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia. 2015. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1451-1.PDF >. Acesso em: 23 ago. 2018.

SANTOS, R. A. dos; NOVAIS, E. da S. P.; HALMANN, A. L.Alfabetização científica nos anos iniciais: novas linguagens e possibilidades para o Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia. 2015. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1185-1.PDF>. Acesso em: 27 out. 2017.

SANTOS-GOEDERT, G.; ROCHA, A. L. F. da. Da leitura da palavra à leitura de mundo: Uma possibilidade poética entre alfabetizações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em: Acesso em: 21 nov. 2017.

SOUZA, M. de J.; BASTOS, S. N. D. Ensino de ciências e alfabetização: casamento (im) possível? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais do IX ENPEC. Águas de Lindóia. 2013. Disponível em:. Acesso em: 26 out. 2017.

SOUZA, J. R. da. T. et al. Ilha interdisciplinar de racionalidade: o potencial do complexo do Ver-o-Peso como contexto para aprendizagem de Ciências Naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em:< http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1213-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018.

SOUZA, P. R L. de.; DANTAS, J. M. Utilização do enfoque CTS nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas e desafios. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, XI, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC. Florianópolis. 2017. Disponível em:< http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2621-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018.

VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI L.; CARLETO, M. R. A alfabetização científica nos anos iniciais: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia. 2015. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2017.

Referências SNEFs

MENEZES, P. H. D.; MARQUES, R. de M.; CARVALHO, A. A. Brincando de cientista: ensino de física com brinquedos de baixo custo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (20: 2013: São Paulo, SP). Atas...São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2013. Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0215-1.pdf> Acesso em: 23 ago. 2018.

PEREIRA, M. R. S.; BAYERL, G. da S.; FARIAS, T. R. C. de. O ensino de ciências física nas séries iniciais: o experimento como fator estimulante na aprendizagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (20: 2013: São Paulo, SP). Atas...São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2013. Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0212-2.pdf> Acesso em: 23 ago. 2018.

FLORES, J. F.; ROCHA FILHO, J. B. da. Ensino de física e a pesquisa nas séries iniciais: um estudo com luz e sombra. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (21: 2015: Uberlândia, MG). Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016.Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0489-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018.

TEIXEIRA, P. M. S. M. et al. Vivências de uma primeira aproximação escolar dos alunos do PGP/PIBID Santa Helena no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (21: 2015: Uberlândia, MG). Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016.Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0356-1.pdf> Acesso em: 23 ago. 2018.

LOPES, J. P. et al. Implementação de atividades de alfabetização científica no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (21: 2015: Uberlândia, MG). Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016.Disponível em: Acesso em: 23 ago. 2018.

SANTOS, W. D. C. dos; COSTA, I. Ensino de física através da alfabetização científica nas séries iniciais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (21: 2015: Uberlândia, MG). Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016.Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0380-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018

CORREIA, A. J. Alfabetização científica e a percepção das dimensões da realidade no ensino escolar. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (21: 2015: Uberlândia, MG). Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016.Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T1024-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018

MOTA, S.; MARTINS, S. Feira ciência viva: uma breve apresentação da feira de ciências de Uberlândia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (21: 2015: Uberlândia, MG). Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016.Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T1036-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018

MORETO, C. B.; SILVA, A. A. da. Introdução do conceito de luz e sombra através de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI): uma proposta de trabalho com o Ensino de Física no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (22 : 2017 : São Carlos, SP). Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2017. Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0703-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018

SOUZA, J.; GOMES, S. Alfabetização científica no ensino de física: abordando o processo de eletrização por atrito para alunos das primeiras séries do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (22: 2017: São Carlos, SP). Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2017. Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0901-1.pdf > Acesso em: 23 ago. 2018

LOPES, E. S.; FIREMAN, E. C. Ensino de ciências por investigação: estudando o fenômeno magnetismo através de uma sequência de ensino investigativa nos anos iniciais do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (22: 2017: São Carlos, SP). Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2017. Disponível em: Acesso em: 23 ago. 2018

Enviado em: inserir




DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3970



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.