Práticas pedagógicas e avaliativas da competência leitora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Andreia dos Santos Oliveira, Juracy Machado Pacífico, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenha

Resumo


O presente artigo discute as práticas pedagógicas e avaliativas da leitura no ensino fundamental. Para que o objetivo fosse alcançado utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. Os estudos realizados possibilitaram observar que é urgente uma reformulação do trabalho com a leitura em sala de aula, pois metodologias tradicionais de prática de avaliação não têm contribuído para a formação de leitores, mas, pelo contrário, encaminhadas desta forma, a escola não consegue cumprir com um dos requisitos do ensino fundamental preconizado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, que é desenvolver o domínio da leitura de forma fluente. Conclui-se que para que leitores competentes sejam formados é preciso que o professor trabalhe com a avaliação mediadora, pois de nada adianta apenas constatar que as crianças não sabem ler, mas sim mediar a construção de habilidades de leitura.

 


Palavras-chave


Leitura. Práticas Pedagógicas. Avaliação. Avaliação Mediadora

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2014.1103



Direitos autorais



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.