OS TEXTOS DE CRIANÇAS NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO E A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS ALFABETIZANDOS

Autores

  • Aeolane Coelho Sousa Universidade Federal do Acre
  • Shelton Lima de Souza Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Fonética-fonologia, Oralidade, Escrita, Alfabetização, Interferência.

Resumo

A pesquisa em questão foi realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental João Eduardo, localizada no município de Rio Branco, estado do Acre. Nessa instituição, foi feita uma observação direta das práticas pedagógicas de um professor alfabetizador, cujo objetivo principal era recolher atividades escritas, desenvolvidas pelo educador, para analisar-se a transferência de elementos da oralidade para a escrita de alunos alfabetizandos. Nessa perspectiva, foram analisadas cerca de 70 textos escritos que, dentre outras peculiaridades do processo de alfabetização, apresentavam algumas transferências de fones do português para a escrita do aluno alfabetizando. Como subsídio teórico para a análise dos dados, recorremos a Cagliari (2009), Soares (2001), os quais relacionam os temas alfabetização, linguística e letramento e Cristófaro-Silva para as questões que envolvem aspectos fonéticos do português.

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Publicado

17/06/2014

Edição

Seção

Artigos