A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO LATINO AMERICANO

Renata Aparecida Ianesko, Odete Burgeile, Pancho Richard Pinheiro Lázaro

Resumo


Pretende-se neste trabalho mostrar de forma breve, como a teoria multicultural corroborou com os pensamentos de alguns teóricos educacionais latino-americanos. Serão abordados, em forma de pesquisa bibliográfica, pensadores da expertise do teórico Paulo Freire, o qual adota na bandeira da educação libertadora o bojo central da luta contra as ideologias dominantes, além de muitas críticas aos modelos majoritários das políticas públicas, baseadas no modelo da Macdonização. Este artigo se propõe a verificar os principais indicadores educacionais, tanto nos aspectos socioeducacional, investimentos e legislação, bem como as matérias comuns de déficit tecnológicos na educação em perspectiva transnacional, do sistema de ensino construído nos últimos dez (10) anos, nos países membros do MERCOSUL, tanto os efetivos como os associados.

Palavras-chave


Educação; pós–colonialismo; multiculturalismo; MERCOSUL.

Texto completo:

PDF


Campus da Universidade Federal de Rondônia

Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre Memória e Patrimônio de Rondônia - CDEAMPRO

BR 364, Km 9,5 - CEP: 78900-000 - Porto Velho - RO

E-mail: luciano_leal_lima@msn.com