A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO LATINO AMERICANO

Autores

  • Renata Aparecida Ianesko Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Odete Burgeile Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Pancho Richard Pinheiro Lázaro GELLSO

Palavras-chave:

Educação, pós–colonialismo, multiculturalismo, MERCOSUL.

Resumo

Pretende-se neste trabalho mostrar de forma breve, como a teoria multicultural corroborou com os pensamentos de alguns teóricos educacionais latino-americanos. Serão abordados, em forma de pesquisa bibliográfica, pensadores da expertise do teórico Paulo Freire, o qual adota na bandeira da educação libertadora o bojo central da luta contra as ideologias dominantes, além de muitas críticas aos modelos majoritários das políticas públicas, baseadas no modelo da Macdonização. Este artigo se propõe a verificar os principais indicadores educacionais, tanto nos aspectos socioeducacional, investimentos e legislação, bem como as matérias comuns de déficit tecnológicos na educação em perspectiva transnacional, do sistema de ensino construído nos últimos dez (10) anos, nos países membros do MERCOSUL, tanto os efetivos como os associados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Aparecida Ianesko, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Especialista em Língua Inglesa pela Unipan/Uniban (2008). Possui Licenciatura plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Possui cursos na área de Língua Inglesa (Inglaterra/2008-2009).

Odete Burgeile, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Letras (Inglês e Português) pela Universidade Estadual de Maringá , mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e doutorado europeu (modalidade "doctorado europeo") em Filologia Inglesa, revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. É também especialista em Literatura Brasileira e graduada em Farmácia-bioquímica pela UEM. Atualmente é professora Associada 4 da Universidade Federal de Rondônia. É líder do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais- GELLSO, credenciado pelo CNPq. Atua em pesquisas envolvendo temas linguísticos, literários e socioculturais amazônicos, tais como: ensino/aprendizagem de línguas (adicionais e português como língua adicional), identidade cultural, formação de professores e línguas em contato.

Pancho Richard Pinheiro Lázaro, GELLSO

Possui graduação em Ciência Política pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004), tendo cursado setenta por cento na Universidade de Santiago de Compostela - USC, especialização em Gestão Pública pelo ILES/ULBRA(2006). Atualmente é doutorando da Universidade de Santiago de Compostela. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político e Políticas Públicas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos