LENDO A LITERATURA CHICANA COMO TEXTO DESCOLONIZADOR: UM COMENTÁRIO SOBRE LEVANTE-SE, NÃO TENHA MEDO, DE AARON ABEYTA

Autores

  • Miguel Neneve Universidade Federal de Rondônia
  • Rose Siepamann Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

descolonização, religiosidade, literatura chicana

Resumo

A literatura Chicana tem se engajado numa complicada história de atividade política, desde há muito tempo. De certa forma as lutas dos descendentes de mexicanos e hispânicos contra a estrutura política Norte-Americana e contra todas as desigualdades resultantes desta política foram surgindo naturalmente desde a conquista do México pelas forças estadunidenses. L. D. Taylor em sua obra El Nuevo Norteamericano: Integración Continental, Cultura e Identidad Nacional (2001, p. 67) vai além ao afirmar que a mestiçagem dos povos indígenas com os colonos espanhóis em outros países, como também a fusão do catolicismo com religiões nativas, geraram uma característica especial totalmente diferente das forças colonizadoras norte-americanas que mantinham a “pureza” européia anglicana. Taylor afirma que isso também fez do México “... un pais marcadamente diferente de las regiones colonizadas pelos europeus en la parte setentrional del continente americano, e incluso las demás republicas latinoamericanas” (L D Taylor, 2001 p 67). Neste artigo pretendemos explorar algumas das características da literatura chicana, suas estratégias de descolonização presentes no livro de Aaron Abeyta, Rise do not be afraid (200).

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Biografia do Autor

Miguel Neneve, Universidade Federal de Rondônia

Pesquisador CNPq nivel 2. Graduado em Letras (Inglês e Português) pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (1982) e em Estudos Sociais pela Fundação Educacional da Região de Jaraguá do Sul - UNERJ (1980). Possui mestrado em Letras (Literatura Anglo-Americana) pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Rondônia. Tem pós doutorado na York University, Toronto - Canada e pós douotrado em Caribbean Literature na University of Guyana. Atuou como professor visitante na Universidade de Texas em Lubbock e na University of Guyana, em Georgetown, Guyana. Atua na área de Letras estrangeiras com ênfase em Literatura de Língua Inglesa, Educação e Literatura, Estudos de Traduçao e Prática de Ensino de Inglês. É lider do grupo de pesquisa do CNPq " Literatura, Educaçao e Diversidade: Interfaces Brasil-Canada" e desenvolve pesquisa nos seguintes temas: literatura canadense, literatura na amazonia , discurso, educação, pós-colonialismo.

Rose Siepamann, Universidade Federal de Rondônia

Professora de Lingua Inglesa e Artista plástica

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Artigos