EXTRATIVISMO E AGRICULTURA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DA BORRACHA E DO CAFÉ ENTRE OS ANOS DE 1850 E 1930

Autores

  • Débora Évelin Monteiro Universidade Federal de Rondônia
  • Dante Ribeiro da Fonseca Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Economia Cafeeira, Economia Gumífera, Políticas econômicas de proteção do café.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo critico realizado em torno da economia amazônica em paralelo com a economia cafeeira nos anos de 1850 a 1930. De tal modo, o objetivo de nossa artigo é realizar um estudo comparativo em torno das políticas econômicas de proteção do café e os seus reflexos na economia dos seringais amazônicos. Para alcançarmos tais objetivos, buscaremos realizar uma revisão bibliográfica as comparando quando possível com os dados tabulados e estatísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Évelin Monteiro, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em História e graduanda em Economia pela Universidade Federal de Rondônia, já desenvolveu pesquisas nas areas de História, Cultura e Imaginário nas populaçãoes Afro-descedentes na Amazônia com enfase em especial nas populações localizadas em Rondônia e atualmente desenvolve pesquisas na área de História Econômica da Amazônia com enfase nas politicas fiscais para região no período gomífero.

Dante Ribeiro da Fonseca, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2004); Professor Associado I/DE do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e pesquisador de História da Amazônia. Coordenador do Mestrado em Ciências da Linguagem (2011 a 2013); Presidente da Academia de Letras de Rondônia (2012/13); Coordenador em Rondônia da Incubadora de Políticas Públicas na Amazônia (IPPA/RO); Vice-Coordenador do Núcleo de Ciências Humanas da Fundação Universidade Federal de Rondônia

Downloads

Publicado

07/12/2012

Edição

Seção

Artigos