TROCAS CULTURAIS E CONTRADISCURSOS EM A HISTÓRIA DO VENTRÍLOQUO DE PAULINE MELVILLE

Autores

  • Juraci Magalhães Rodrigues Universidade Federal de Rondônia
  • Miguel Nenevé Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

intercâmbios culturais, contradiscurso, ameríndios, colonização.

Resumo

Neste artigo exploramos os intercâmbios, as interferências e assimilações culturais entre indígenas e europeus na obra A história do Ventríloquo, da escritora Inglesa, nascida na Guyana, Pauline Melville. Destacamos como o romance sugere práticas contra-discursivas ao discurso colonial. Concentramos questoes relacionadas aos costumes “civilizados” e a religião católica o seio da comunidade indígena uapixana, do interior da Guiana, representada pelo indígena escocês Mckinnon. O Padre Napier, que representa a religião e as suas formas de colonizaçcao, entra em conflito com a comunidade indígena, principalmente a dos Wapixanas que revelam resistência ou contradiscurso às versões oficiais da História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juraci Magalhães Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando em Letras Pela Universidade Federal de Rondônia (2010), Especialista em Língua e Literatura Hispânica Pela Universidade Federal de Rondônia (2009), Especialista em Língua Portuguesa pelas Faculdades Unidas de Ariquemes (2008), Graduado em Letras Espanholas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência em tradução, revisão textuais e ensino de línguas. Tem atuado também em setores da administração (IBGE, IBOPE e hotelaria). Na Universidade Federal de Rondônia atualmente exerce o cargo de Secretário Executivo, que envolve conhecimentos administrativos, domínio da norma culta da língua portuguesa e/ou de línguas estrangeiras e, eventualmente, legislação.

Miguel Nenevé, Universidade Federal de Rondônia

Pesquisador CNPq nivel 2. Graduado em Letras (Inglês e Português) pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (1982) e em Estudos Sociais pela Fundação Educacional da Região de Jaraguá do Sul - UNERJ (1980). Possui mestrado em Letras (Literatura Anglo-Americana) pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Rondônia. Tem pós doutorado na York University, Toronto - Canada e pós douotrado em Caribbean Literature na University of Guyana. Atuou como professor visitante na Universidade de Texas em Lubbock e na University of Guyana, em Georgetown, Guyana. Atua na área de Letras estrangeiras com ênfase em Literatura de Língua Inglesa, Educação e Literatura, Estudos de Traduçao e Prática de Ensino de Inglês. É lider do grupo de pesquisa do CNPq " Literatura, Educaçao e Diversidade: Interfaces Brasil-Canada" e desenvolve pesquisa nos seguintes temas: literatura canadense, literatura na amazonia , discurso, educação, pós-colonialismo.

Downloads

Publicado

03/05/2012

Edição

Seção

Artigos