LEVANTAMENTO LEXICAL DE PALAVRAS ENCONTRADAS NOS CENTROS DE UMBANDA DO MUNICÍPIO DE NOVA MAMORÉ, RONDÔNIA E A BUSCA ETIMOLÓGICA DOS BANTUISMOS BRASILEIROS

Autores

  • Antonio Elias Nascimento Universidade Federal de Rondônia
  • Dante Ribeiro da Fonseca Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Religião, léxicos, bantuismos, cultos afro-brasileiros.

Resumo

O artigo parte de uma percepção histórica da penetração dos cultos afro-brasileiros no estado de Rondônia. Na primeira parte é estabelecida a perspectiva histórica, considerando o impacto e o aporte da escravidão negra na Amazônia. Procura ainda demonstrar os aspectos que os negros africanos e seus descendentes deixaram na cultura da sociedade brasileira, particularmente na cultura religiosa, observando a umbanda como uma religião de matriz africana com aportes europeus e indígenas. Ainda, Em seguida situa a origem dos centros de umbanda existentes no município de Nova Mamoré dentro da perspectiva da migração recente, momento no qual esses centros se instituíram. Elabora sua etnografia, de modo a estabelecer a tradição dos cultos como uma variante dos padrões do uso das palavras de possível origem bantu. Finalmente, aborda a realização de um levantamento lexical com o objetivo de identificar os possíveis bantuismos brasileiros falados no Centro de Umbanda Deus é por mim, do Município de Nova Mamoré, em Rondônia. A identificação baseia-se na entrevista com o pai-de-santo e os participantes do referido terreiro e é pautada na necessidade de mais estudos direcionados à determinação dos aportes lingüísticos de origem africana e especialmente bantu no português brasileiro. O objetivo principal do artigo é, através de um léxico de 250 palavras que não aparentam ter uma procedência portuguesa, verificar o percentual de bantuismos brasileiros presumidos, utilizados pelos freqüentadores dos centros de Nova Mamoré.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Elias Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em linguistica pela Universidade Federal de Rondônia, membro do Centro de Estudos  grupo de pesquisa Centro de Pesquisas Lingüísticas da Amazônia - CEPLA e do Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre a Memória e do Patrimônio de Rondônia - CDEAMPRO , experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Escolar e Legislação do Ensino.

Dante Ribeiro da Fonseca, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2004), professor titular do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e pesquisador de História da Amazônia.

Downloads

Publicado

17/11/2011

Edição

Seção

Artigos