FORMAÇÃO DOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS EM PORTO VELHO/RO

Autores

  • Luciano Leal da Costa Lima Universidade Federal de Rondônia
  • Dante Ribeiro da Fonseca Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Porto Velho, Religião afro-brasileira, Legado Cultural.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal investigar a formação dos cultos afro-brasileiros, na cidade de Porto Velho desde o surgimento dos primeiros terreiros de culto, abrangendo esboçando uma breve análise de sua penetração dos anos de 1910 até a década de 1980. Nos momentos de grande impacto migratório se registra a intensificação do surgimento de novas casas de culto de origem diversificada na cidade. O trabalho visa destacar a religiosidade afro-brasileira na região como importante marca cultural da comunidade de afrodescendentes na Amazônia. Identifica os primeiros praticantes da religiosidade afro-brasileira em Porto Velho e realiza uma análise dos contributos religiosos representados pelos diversos elementos culturais trazidos de variadas regiões do Brasil, de cuja dinâmica surge uma ritualística com tonalidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Leal da Costa Lima, Universidade Federal de Rondônia

Graduando em História pela Universidade Federal de Rondônia. É membro do Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre Memória e Patrimônio de Rondônia - CDEAMPRO, onde desenvolve pesquisas ligadas a religiosidade afro-brasileira nas Cidades rondonienses: Porto Velho e Guajará-Mirim.

Dante Ribeiro da Fonseca, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2004), professor titular do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e pesquisador de História da Amazônia. É membro do Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre Memória e Patrimônio de Rondônia - CDEAMPRO/UNIR

Downloads

Publicado

17/11/2011

Edição

Seção

Artigos