ALGUMAS REFLEXÕS SOBRE O TAMBOR DE MINA E OS TERREIROS DE PORTO VELHO

Autores

  • Luciano Leal da Costa Lima Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Sônia Maria Gomes Sampaio Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Daomé, Voduns, Tambor de Mina, Maranhão, Rondônia.

Resumo

O presente trabalho é parte de um trabalho monográfico apresentado em 2009 e, também, como resultado de pesquisa que desenvolvemos desde 2010 acerca dos cultos afro-brasileiros na cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia. Aqui refletiremos acerca do segmento religioso chamado de “Tambor de Mina” que surgiu no Maranhão em meados do século XIX e difundiu-se por todo o Brasil. Fundado por africanos da etnia de Mina, na região da Costa da África Ocidental, o Tambor de Mina se estabeleceu como umas das práticas religiosas africanizadas mais expressivas da cultura negra, difundida por adeptos da nação Jeje e Nagô. Analisaremos sua vinda para essa região no início do primeiro quinquênio de 1910 e refletiremos sob as nuances históricas de suas adaptações e a aglutinação de novos elementos ao culto, os quais facilitaram a sua prática e a adoração aos voduns Davice, Savaluno, Dambira, Queviocô e Aladanu. Para que isso fosse possível, consultamos as obras de Ferreti (1996; 2006), Prandi (2005), Lima (2011), Teixeira (1993), dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Leal da Costa Lima, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Licenciado e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Rondônia (2011); Mestrando em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia (2012); membro do Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre Memória e Patrimônio de Rondônia - CDEAMPRO, onde desenvolve pesquisas ligadas a religiosidade afro-brasileira nas Cidades rondonienses: Porto Velho e Guajará-Mirim.

Sônia Maria Gomes Sampaio, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é colaboradora do Conselho Municpal de Educação e professor titular da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Cursou Doutorado em Educação Escolar na UNESP de Araraquara (2010).

Downloads

Edição

Seção

Artigos