OS DESAFIOS FRENTE AO TRABALHO DO ORIENTADOR NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ROLIM DE MOURA – RONDÔNIA

Autores

  • José Aparecido da Cruz Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Maria Cristina Ramos Borges Maria Cristina Ramos Borges Maria Cristina Ramos Borges Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Leis, SOE, Desafios, Educação, Orientação.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de coleta de dados via aplicação de um questionário e propõe discutir o histórico das Leis e seus dispositivos sobre a Orientação Educacional no Brasil e o SOE – Serviço de Orientação Educacional desenvolvido nas escolas de Rolim de Moura – Rondônia. Os objetivos desta pesquisa são evidenciar e descrever  as atividades exercidas pelos profissionais da área e os problemas comuns a este tipo de trabalho de orientação educacional no sistema de ensino estadual e fazer uma análise das leis é fundamental, observando, pois as transformações ocorridas desde que as mesmas foram instituídas no Brasil em 1942, ao longo deste período, as rupturas ocorridas com as novas leis educacionais e as permanências de uma educação voltadas à orientação direcionada em pleno século XXI às tendências vocacionais muitas vezes desvinculadas do real papel o Orientador Educacional nas unidades de ensino no município em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aparecido da Cruz, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Pedagogia pela UNIR – Campus de Rolim de Moura. Especialista em Gestão Pública e   Gestão, Supervisão e Orientação com ênfase em Psicologia. Professor da SEDUC/RO. http://lattes.cnpq.br/3409505489914063.  cido.cruz76@gmail.com.

Maria Cristina Ramos Borges Maria Cristina Ramos Borges Maria Cristina Ramos Borges, Universidade Federal de Rondônia

Maria Cristina Ramos Borges. http://lattes.cnpq.br/4896905448652187. Professora Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2003). Atualmente ministra aulas na FACIMED e da Pós-Graduação da FAROL, orientadora deste artigo. E-mail: cidaselhorst@yahoo.com.br

Downloads

Edição

Seção

Artigos