O TRABALHO MANUAL, INTELECTUAL E VIRTUAL: A CONSTRUÇÃO DE KITS PEDAGÓGICOS TEMÁTICOS ITINERANTES COMO ELEMENTO INSTRUMENTALIZADOR NA EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Daniel Fernandes Moreira, Adão Costa Silva, Tânia A Brasileiro, Marco A de Oliveira Gomes, José Lucas Pedreira. Bueno

Resumo


O estudo em questão trata da recuperação da história da ocupação de Rondônia através dostrabalhos desenvolvidos por pesquisadores, arqueólogos, historiadores, geógrafos, entre outros,buscando recuperar a memória histórica da região através da construção de Kits-pedagógicostemáticos. Nesse sentido, propõe relações de interação, resgatando a pré-história, história, tempo,memória e espaço, como elemento instrumentalizador na Educação da Amazônia Ocidental. Osobjetivos visam desmistificar a idéia da Amazônica uniforme, demonstrando suas peculiaridadesinseridas no Estado de Rondônia, além de fornecer propostas para a criação de grupos de extensãonas Universidades Federais de da região Norte do Brasil e fronteira com os países Peru e Bolívia.Suas funcionalidades possibilitam a percepção coletiva e social, quanto à questão da diversidadecultural como parte da multiculturalidade amazônica. Buscaremos no materialismo histórico e dialéticoo referencial necessário para análise e interpretação dos dados obtidos e das fontes pesquisadassobre a ocupação da região em questão. A área de aplicação destina-se a educação em ambientesescolares e não escolares, trazendo a tona elementos de conscientização e preservação dopatrimônio cultural. Dessa maneira, a partir da utilização do material produzido aplicado à educaçãobuscamos instrumentalizar educadores e professores quanto à importância da diversidade cultural naAmazônia Ocidental, evidenciando a origem, evolução e atualidade tornando-se, elementopotencializador de novas diretrizes na política educacional para a Amazônia.

Texto completo:

PDF