TREINAMENTO RESISTIDO APLICADO EM ESCOLARES SEM O USO DE EQUIPAMENTOS EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE PORTO VELHO - RO

Olakson Pinto Pedrosa, Silvia Teixeira de Pinho, Juraci Santos Duarte, Adriane Corrêa da Silva

Resumo


A hipertrofia muscular que ocorre naturalmente no período de crescimento dos adolescentes pode serfavorecida através da prática supervisionada de um programa de treinamento resistido, pode-seacrescentar ainda, outros benefícios proporcionados como: aumento da resistência muscularlocalizada, aumento da secreção de hormônios anabólicos e melhora do metabolismo dentre outros(RIEWALD, 2005). O estudo caracteriza-se como descritivo e comparativo, quanto a abordagemclassifica-se como quantitativo. A população da pesquisa foi composta por vinte e quatro escolares dogênero feminino na faixa etária entre quinze e dezesseis anos, de uma escola da rede estadual deensino da cidade de Porto Velho-RO. A amostra foi dividida em dois grupos de 12 escolares, sendoum definido como Grupo Controle (GC) e o outro como Grupo Experimental (GE). Para ambos osgrupos foi aplicado uma bateria de testes físicos (Flexibilidade, Força de membros superiores e forçade membros inferiores) e mensurada a estatura e perimetria, como forma de diagnosticar o estadoinicial destes com relação às valências investigadas. As atividades realizadas pelos indivíduos do GCforam as aulas de Educação Física três vezes por semana.

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