FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO VELHO – RO

Eliane Elicker, Adriane Corrêa da Silva, Rafaela Ester Galisteu da Silva, Reyjane Chaves de Melo, Leila Aparecida Evangelista

Resumo


O docente de Educação Física está inserido na educação de uma maneira bem diferente de épocasanteriores, inovou-se em suas atuações dentro da escola. As atuais exigências do mercado detrabalho solicitam que o profissional esteja em constante aprimoramento profissional. No processo deformação, utiliza-se a expressão “formação continuada”, que se refere aos profissionais que estão emconstante processo de atualização. Este estudo teve como objetivo verificar o grau de formação dosdocentes de Educação Física da rede pública municipal de ensino de Porto Velho – RO bem comocaracterizar o quadro de formação e capacitação profissional dos docentes de educação física darede pública municipal de ensino de Porto Velho – RO, averiguar o investimento pessoal dosdocentes de Educação Física da rede pública municipal de ensino de Porto Velho – RO no processode formação continuada e verificar o apoio fornecido pela secretaria municipal de educação (SEMED)aos docentes de Educação Física, no processo de formação continuada. Realizou-se um estudoquantitativo de caráter descritivo exploratório, através de uma pesquisa de campo. A população foicomposta por 60 professores da rede pública municipal de ensino de Porto Velho lotados na zonaurbana do município. A amostra contou com 30% desta população, a coleta de dados foi realizadanos meses de junho a agosto de 2008, onde foram aplicados formulário com perguntas fechadasonde foram obtidas informações buscando responder a seguinte problemática: Qual o grau deformação profissional e de participação do processo de formação continuada dos docentes deEducação Física que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Velho – RO? Estetrabalho apresenta as interpretações constituídas a partir da investigação sobre a formaçãocontinuada do professor de Educação Física.

Texto completo:

PDF