O APORTE DA TEORIA DAS ATRIBUIÇÕES CAUSAIS PARA A COMPREENSÃO DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Gisele Cristina Resende Fernandes da Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Suely Aparecida do Nascimento. Mascarenhas
  • Iolete Ribeiro da Silva

Resumo

relacionais que permeiam o processo de ensino no âmbito escolar decorrente da percepção darealidade e do comportamento de atribuir causa ao sucesso ou fracasso escolar. A atribuição decausalidade é um comportamento que ocorre nos seres humanos para explicarem a si mesmos e aosoutros as causas que o levaram ao sucesso ou ao fracasso numa realização de tarefa. Essasatribuições ou apontamentos de causas são crenças que a pessoa possui e sustenta por variadosmotivos (experiências, autoestima, relações interpessoais e significações desenvolvidas ao longo desua vida) e que nem sempre são regidas pela lógica racional, ou seja, aquilo que o indivíduo atribuicomo causa do sucesso ou do fracasso na tarefa realizada é indicativo de suas crenças pessoais,motivações, auto-estima e autoconceito e repercutem na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Trabalhos