IDENTIDADES E TRAJETÓRIAS DE DOCENTES NEGRA(O)S DA UFAM

Professora Assistente da UFAM

Resumo


Este artigo é resultante da minha dissertação para titulação de Mestrado, uma pesquisarealizada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação e concluída em abril de 2010.Nesta, investiguei as trajetórias acadêmica e profissional de docentes negra(o)s. Paratanto, a abordagem biográfica – história oral de vida - foi a metodologia aplicada.Filmei o depoimento de cinco docentes, três do sexo feminino (duas mestras emEducação e uma doutora em Serviço Social) e dois do sexo masculino (um especialistaem Educação e um mestre em Ciências Sociais), a partir de um roteiro semi-estruturado.Os objetivos propostos eram dar visibilidade aos docentes negra(o)s, desconstruir aideologia vigente da inexistência da presença negra no Amazonas e analisar o processode construção e reconstrução das identidades negras desta(e)s docentes. Concluoapontando a necessidade de implementação de um programa de combate ao racismoinstitucional e uma ampla reforma curricular numa perspectiva de reeducação dasrelações étnicorraciais na UFAM.

Texto completo:

PDF