TRABALHANDO UMA NOVA PRÁTICA DE ENSINO PARA O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Jonimar da Souza Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este artigo originou-se devido às reflexões atuais sobre as origens das dificuldades dos alunos nainterpretação, argumentação e o precário desenvolvimento do aprendizado matemático que osestudantes e professores vem relatando. Por esta razão, sugerimos neste trabalho a utilização derecursos didáticos no ensino matemático, principalmente nas series iniciais, para auxiliar a percepçãosobre o ensino, não só na matemática, mas entre as outras disciplinas. As atividades desenvolvidasna pesquisa foram realizadas com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede estadual nomunicípio de Ariquemes/RO. As atividades e os resultados encontrados durante a sua realizaçãoservem de reflexão para a aquisição de novas práticas e novas formas de trabalhar diversosconteúdos matemáticos em sala. Entre os resultados obtidos podemos destacar o interesseacentuado dos discentes pelas atividades, a reflexão dos alunos sobre a utilização da disciplina nocotidiano e o pouco preparo dos professores para lidarem com estudantes do ensino fundamental nadisciplina de matemática. Os principais referenciais teóricos utilizados para fundamentar o artigoforam Paulo Freire e Pedro Demo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Trabalhos