A AÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR: EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PORTO VELHO.

Autores

  • Charlliene Lima da Silva Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Cíntia dos Santos Souza
  • Delziana de Oliveira
  • Kelma Thyzah
  • Frances Viana
  • Carmen Velanga

Resumo

O trabalho do supervisor escolar durante alguns anos foi caracterizado como trabalho defiscalização nos espaços educacionais, todavia, atualmente, ao trabalho de supervisão escolar temse atribuído o papel de promover a elevação da qualidade do ensino-aprendizado nestes espaços.Luck (2006) enfatiza que a eficácia da ação do supervisor escolar está diretamente ligada à suahabilidade em promover mudanças de comportamento no professor, além de dinamizar e assistirna operacionalização do processo educativo na escola atuando no sentido pedagógico. O eixoreflexivo deste artigo é identificar a ação da supervisora no contexto escolar. A pesquisa foirealizada na Escola Municipal de Educação Infantil Krys Dámares localizada na região central dacidade de Porto Velho. Foram adotados como principais objetivos: Conhecer o plano de ação dosupervisor na escola; levantar quais são as incumbências atribuídas ao supervisor de acordo comos documentos da escola; identificar como se dá o relacionamento e o acompanhamento doprofessor/supervisor; e observar a atuação do supervisor durante as reuniões pedagógicas. Paraalcançar estes objetivos fez-se necessário a aplicação de questionários aos professores, entrevistacom a supervisora, análise de documentos e observações de reuniões pedagógicas. Os resultadosapontam que a ação supervisora desenvolvida tem sido efetiva e positiva quanto aoacompanhamento do trabalho dos professores no processo educacional.

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Trabalhos