A PRÁTICA DE ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

Autores

  • Olakson Pinto Pedrosa Universidade Luterana do Brasil
  • Silvia Teixeira de Pinho Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Arquelau Rebouças De Paula Universidade Luterana do Brasil
  • Ariadne Corrêa da Silva Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Na pré-história o ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma desobrevivência. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para ooutro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O presente estudoobjetivou descrever a realidade escolar da prática docente de atletismo em escolas da redemunicipal da cidade de Porto Velho-RO. Foram entrevistados 19 professores de Educação Físicadas escolas da rede municipal da cidade de Porto Velho. Para a coleta de dados foi utilizado umquestionário com perguntas fechadas, devidamente validadas por professores do ILES/ULBRA dePorto Velho. Este estudo é de caráter descritivo que tem o objetivo de conhecer e interpretar arealidade sem nela interferir (PICOLLI, 2006). Sendo assim, tivemos o intuito nesta pesquisa decoletar os dados, interpretá-los e descrevê-los, buscando alcançar os objetivos propostos econfirmar ou não as hipóteses levantadas. Os dados coletados foram submetidos à análiseestatística descritiva que tem por função a ordenação, sumarização e a descrição. Após atabulação dos dados, os mesmos foram expostos em gráficos para evidenciar aspectos visuais dosresultados encontrados de forma clara e de fácil compreensão (MARCONI e LAKATOS, 2006). Porfim, este trabalho buscou investigar a prática do atletismo nas escolas públicas municipais dacidade de Porto Velho-RO. Os resultados mostraram que 89% dos professores entrevistadosafirmam que contemplam superficialmente o desporto de atletismo nos seus planos de aula e 11%contemplam amplamente o desporto de atletismo em seus planos de aula. Observamos ainda, napesquisa, que 58% dos professores entrevistados relatam que a escola onde eles ministram o seutrabalho é parcialmente apropriada para a prática do atletismo, enquanto que 26% explanam quenão é apropriado para a prática do atletismo e 16% acham que a escola é totalmente apropriadopara aplicação da prática do atletismo. O atletismo quando relacionado à iniciação, pode setransformar em um excelente recurso ao desenvolvimento psicomotor de uma criança.Entendemos que o atletismo escolar como proposta educacional, seja no sistema formal ouinformal, possa compreender as características num todo de sua expressão corporal ecomunicativa. Não podemos desvincular o atletismo da realidade social em que as crianças estãoinseridas, uma vez que isto é de grande relevância para o seu desenvolvimento pleno. Comoobservado através dos percentuais citados anteriormente, a partir das respostas dos professoresouve significado grau de contradição no que diz respeito a aplicação do atletismo nas aulas deEducação Física, ou seja, concluímos que não ocorre a prática regular do desporto atletismo nasescolas onde os profissionais investigados atuam e que a grande maioria alega a falta de materialespecífico para a implementação deste desporto.

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