A PRÁTICA DE ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

Olakson Pinto Pedrosa, Silvia Teixeira de Pinho, Arquelau Rebouças De Paula, Ariadne Corrêa da Silva

Resumo


Na pré-história o ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma desobrevivência. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para ooutro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O presente estudoobjetivou descrever a realidade escolar da prática docente de atletismo em escolas da redemunicipal da cidade de Porto Velho-RO. Foram entrevistados 19 professores de Educação Físicadas escolas da rede municipal da cidade de Porto Velho. Para a coleta de dados foi utilizado umquestionário com perguntas fechadas, devidamente validadas por professores do ILES/ULBRA dePorto Velho. Este estudo é de caráter descritivo que tem o objetivo de conhecer e interpretar arealidade sem nela interferir (PICOLLI, 2006). Sendo assim, tivemos o intuito nesta pesquisa decoletar os dados, interpretá-los e descrevê-los, buscando alcançar os objetivos propostos econfirmar ou não as hipóteses levantadas. Os dados coletados foram submetidos à análiseestatística descritiva que tem por função a ordenação, sumarização e a descrição. Após atabulação dos dados, os mesmos foram expostos em gráficos para evidenciar aspectos visuais dosresultados encontrados de forma clara e de fácil compreensão (MARCONI e LAKATOS, 2006). Porfim, este trabalho buscou investigar a prática do atletismo nas escolas públicas municipais dacidade de Porto Velho-RO. Os resultados mostraram que 89% dos professores entrevistadosafirmam que contemplam superficialmente o desporto de atletismo nos seus planos de aula e 11%contemplam amplamente o desporto de atletismo em seus planos de aula. Observamos ainda, napesquisa, que 58% dos professores entrevistados relatam que a escola onde eles ministram o seutrabalho é parcialmente apropriada para a prática do atletismo, enquanto que 26% explanam quenão é apropriado para a prática do atletismo e 16% acham que a escola é totalmente apropriadopara aplicação da prática do atletismo. O atletismo quando relacionado à iniciação, pode setransformar em um excelente recurso ao desenvolvimento psicomotor de uma criança.Entendemos que o atletismo escolar como proposta educacional, seja no sistema formal ouinformal, possa compreender as características num todo de sua expressão corporal ecomunicativa. Não podemos desvincular o atletismo da realidade social em que as crianças estãoinseridas, uma vez que isto é de grande relevância para o seu desenvolvimento pleno. Comoobservado através dos percentuais citados anteriormente, a partir das respostas dos professoresouve significado grau de contradição no que diz respeito a aplicação do atletismo nas aulas deEducação Física, ou seja, concluímos que não ocorre a prática regular do desporto atletismo nasescolas onde os profissionais investigados atuam e que a grande maioria alega a falta de materialespecífico para a implementação deste desporto.

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