A RELAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM A INCLUSÃO SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Angelita de A. R. Mendes Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Liana Silva de Lima Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Paula Fernanda P.M. Benarrosh Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • José Lucas Pedreira Bueno Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Aparecida Luzia A. Zuin Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Antonio Carlos Maciel Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O artigo discute o estudo da história da EAD, elucidando os principais momentos de seudesenvolvimento, delineando fases que compreendem representativamente a tecnologia,necessidade social e inclusão social. A EAD se encontra legitimidade na Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional - LDB - nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 5.622 de dezembro de 2005e pela Portaria Ministerial nº 4.361/2004. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de elucidaros principais momentos da história da EAD, delineando fases que compreendem a relação entretecnologia, necessidade social e inclusão social, por meio de uma abordagem metodológicaconsubstanciada em referenciais bibliográficos. Portanto, é possível concluir que a EAD é fruto darealidade do ritmo acelerado das inovações das múltiplas tecnologias de informação e comunicação eda introdução dessas na educação, que se constituíram em recurso educativo com propósito deoportunizar acesso a educação de qualidade a todos, em iguais condições e que ela se renova àcada fase histórica, buscando ser aplicada como ferramenta tecnológica verdadeiramente inclusiva,com proposta pedagógica em consolidação pela avaliação da qualidade e em expansão estimulandouma aprendizagem interativa e que promova autonomia acadêmica de maneira responsável, crítica ecriativa .

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