ORIENTAÇÃO PARA SAÚDE: INDICADORES DO BEM ESTAR SUBJETIVO DE DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR NO AMAZONAS

Autores

  • Mayla Luzia Algayer Peluso Universidade Federal do Amazonas
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O bem-estar subjetivo é um termo psicológico que costuma ser empregado naliteratura como sinônimo de felicidade, sendo considerado adequado o uso do termo “bemestar”devido à diversidade de conotações associadas ao conceito de felicidade. Trata-se dapossibilidade de se fazer uma reflexão sobre a avaliação elaborada pelo próprio indivíduosobre a sua vida. É uma dimensão positiva da saúde. É considerado um conceito complexo,que integra uma dimensão cognitiva e dimensão afetiva, e um campo de estudo que abrangeoutros grandes conceitos e domínios de estudo como a qualidade de vida, o afeto positivo e oafeto negativo. Dentro do contexto universitário o bem-estar subjetivo, como em qualquer outrocontexto, influencia o rendimento do discente. Estudos realizados neste domínio concluem quea realização acadêmica faz parte dos fatores de felicidade, na opinião de sujeitos brasileiros,universitários ou não, sendo a educação considerada um preocupante problema social.Objetivo: Este trabalho tem como objetivo geral determinar índices de satisfação e bem-estarem amostras de estudantes universitários, e sua relação com o rendimento acadêmico,considerando as atividades escolares, a conclusão de que níveis mais altos de felicidade esatisfação que estão relacionados a comportamentos mais positivos no trabalho. Método:Trata-se de investigação de cunho transversal com enfoque quali-quantitativo com suporte derevisão bibliográfica e levantamento de dados originais em campo. Amostra: Esta investigaçãotoma em consideração uma amostra de 300 sujeitos, matriculados nos cursos de educaçãosuperior mantidos pela UFAM – Campus Vale do Rio Madeira - Humaitá e pela UEA – Humaitá,que responderam de forma voluntária ao questionário inferido no projeto de pesquisa PIBIC –H/0034/10/CNPq. Instrumento e procedimentos: O instrumento utilizado para a coleta dosdados foi a Escala PANAS (Positive and Negative Affect Schelude) – Afetividade positiva eafetividade negativa. Bem-estar subjetivo – 22 itens e Escala SWLS (Satisfaction with LifeScale) avalia a satisfação com a vida uma dimensão do bem-estar subjetivo (BES) – 5 itens.Os dados foram analisados com o auxílio do programa SPSS, versão 15.0 de acordo com osobjetivos da investigação. Resultados: Da análise descritiva dos dados foram diagnosticadoíndices significativos nos itens: 5. Forte F=5, 757 e p=0,17, 10. Orgulhoso F=5, 773 e p=0,17,14. Inspirado F=6, 381 e p=0,12, 21. Emocionado F=6, 399 e p=0,12, da Escala PANAS, e 1. Aminha vida parece-se, em quase tudo, com o que eu desejaria que ela fosse, com F=5,218 ep=0,23 da Escala SWLS relativo à satisfação com a vida. Conclusão: O conjunto deestudantes que integram essa amostra apresenta indicadores de afetividade positiva esatisfação com a vida adequados, o que exerce efeito favorável sobre o processo de estudo eaprendizagem e rendimento acadêmico. Os resultados verificados nesse estudo coincidemcom conclusões de outras investigações realizadas nesse domínio acadêmico.

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