DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DA UFAM ACERCA DA FUNÇÃO ORIENTADORA DOS PROFESSORES

Autores

  • Neves Arza Universidade Federal do Amazonas
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas/Humaitá

Resumo

Do ponto de vista do marco legal do sistema educacional brasileiro, a educação abrange osprocessos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, notrabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações dasociedade civil e nas manifestações culturais (Art.1ª LDB/1996). A orientação educativa é umaciência auxiliar da educação para que de forma complementar a esta possa ajudar osindivíduos tanto a nível pessoal e grupal a alcançarem maiores e melhores níveis dedesenvolvimento pessoal-cultural-espiritual-social-econômico-comunitário (GONZÁLEZ, 2008).Para ajudar a situar o entendimento de orientação educativa se faz necessário apontar aspráticas orientadoras que se realizam nas escolas de todas as esferas (básica e superior)destinadas a estudantes, docentes, diretores, pais e demais representantes; e ainda é umaatividade que parte da escola como uma ação comunitária dirigida a todos os habitantes semdistinção de idade, sexo e condicionantes socioeconômicos. Sendo a orientação educativa umaatividade especializada do sistema escolar (GONZÁLES, 2008).

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