DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DA UFAM ACERCA DA FUNÇÃO ORIENTADORA DOS PROFESSORES

Neves Arza, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas

Resumo


Do ponto de vista do marco legal do sistema educacional brasileiro, a educação abrange osprocessos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, notrabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações dasociedade civil e nas manifestações culturais (Art.1ª LDB/1996). A orientação educativa é umaciência auxiliar da educação para que de forma complementar a esta possa ajudar osindivíduos tanto a nível pessoal e grupal a alcançarem maiores e melhores níveis dedesenvolvimento pessoal-cultural-espiritual-social-econômico-comunitário (GONZÁLEZ, 2008).Para ajudar a situar o entendimento de orientação educativa se faz necessário apontar aspráticas orientadoras que se realizam nas escolas de todas as esferas (básica e superior)destinadas a estudantes, docentes, diretores, pais e demais representantes; e ainda é umaatividade que parte da escola como uma ação comunitária dirigida a todos os habitantes semdistinção de idade, sexo e condicionantes socioeconômicos. Sendo a orientação educativa umaatividade especializada do sistema escolar (GONZÁLES, 2008).

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