Cená(Rio)s que fazem a historicidade rondoniense

Autores

  • Rosália Aparecida da Silva IFRO Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias GET/IFRO Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem GEAL/UNIR
  • Nair Ferreira Gurgel do Amaral Professora UNIR Pós-doutora em Educação pela UNICAMP (2011). Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara-SP (2002), Mestrado em Linguística pela UNICAMP/Campinas-SP (1996).

Palavras-chave:

História de Rondônia. Literatura Amazônica. Pós-Colonialismo.

Resumo

Este estudo busca compreender a reterritorialização pela qual se passa a Amazônia e temas correlatos: rio, gente e saberes. O objetivo principal é desenvolver uma visão crítica em relação ao que parece natural ao tratar da Amazônia, como se sobre a realidade não pairassem conceituações pré-concebidas, ideológicas, colonialistas e, por isso, possuidora de valores sociais. Considerou-se a relação intrínseca pelo qual passa essa visão se dá entre o “eu”, a teoria adotada, os fatos históricos e as práticas amazônidas. A presente proposta possui a seguinte estruturação: primeiro, um retorno à história de Rondônia, com historiadores locais como: Marco Antônio Domingues Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca; Alex Palitot; Edilson Lucas de Medeiros; e Manoel Rodrigues Ferreira, seguidos das visões recortadas da literatura regional de Ferreira de Castro e Márcio Souza e, por último, um panorama teórico com visão pós-crítica de Frantz Fanon, Eduard W. Said, Neide Gondim e Nair Amaral. Vê-se que os ribeirinhos passam por processos de hibridização identitária e cultural, uma vez que nunca continuarão os mesmos depois de novos conhecimentos adquiridos no processo de formação cultural, pois, esta não é estática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália Aparecida da Silva, IFRO Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias GET/IFRO Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem GEAL/UNIR

Jornalista

Jornalista/ASCOM/IFRO

Mestra em Letras/UNIR

Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias GET/IFRO
Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem GEAL/UNIR

Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Professora UNIR Pós-doutora em Educação pela UNICAMP (2011). Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara-SP (2002), Mestrado em Linguística pela UNICAMP/Campinas-SP (1996).

LETRAS/LINGUÍSTICA

Downloads

Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Ciências Humanas, Ciências da Educação e Ensino