Qualidade da água de poços em Rolim de Moura do Guaporé, Rondônia

Autores

  • Geremias Dourado da Cunha Universidade Federal de Rondônia campus Rolim de Moura/RO
  • David Braga de Castro Universidade Federal de Rondônia campus Rolim de Moura/RO
  • Andressa Viana dos Santos Universidade Federal de Rondônia campus de Rolim de Moura, Rondônia.
  • Núbia Deborah Araújo Caramello Secretaria de Estado da Educação, Governo de Rondônia.
  • Rosalvo Stachiw Universidade Federal de Rondônia campus de Rolim de Moura, Rondônia.
  • Kenia Michele de Quadros Tronco Universidade Federal de Rondônia campus de Rolim de Moura, Rondônia.

Palavras-chave:

Parâmetros físico-químicos. Poços Amazônicos. Saúde.

Resumo

O consumo humano de água potável constitui uma das ações de saúde pública de maior impacto na prevenção de doenças e dos índices de mortalidade infantil, e caso não atenda aos padrões de potabilidade seu consumo precisa ser evitado. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água de poços amazônicos em propriedades rurais na comunidade de Rolim de Moura do Guaporé/RO. As coletas foram realizadas em seis poços nas propriedades rurais da referida comunidade e uma coleta em um poço de uma escola localizada na zona urbana do distrito. A metodologia utilizada seguiu as normas do APHA (2012), com avaliação de temperatura e oxigênio dissolvido in loco e os parâmetros pH, condutividade, cor, dureza, sódio e potássio, nitrato, nitrito e análises microbiológicas foram realizadas no Laboratório de Águas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Os parâmetros que não atenderam os requisitos da Portaria nº. 2.914/2011 foram: pH (correspondendo a 85,7% das amostras), condutividade (14,28% das amostras indicam que está acima dos valores de águas naturais), E. coli (85,7% das amostras), Termotolerantes (100% das amostras); os demais parâmetros apresentaram em conformidade com a legislação. Tendo em vista os resultados encontrados a contaminação da água dos poços rurais constitui um grave problema à saudade dos moradores, que ao utilizarem a água em condições inadequadas estarão expostas a riscos e enfermidades veiculadas pela água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geremias Dourado da Cunha, Universidade Federal de Rondônia campus Rolim de Moura/RO

Formado em Ciências Biológicas e em Química, especialização latu sensu em Educação e Gestão Ambiental e mestrando em Ciênncias Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia campus Rolim de Moura.

Pertence ao Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais - PGCA

David Braga de Castro, Universidade Federal de Rondônia campus Rolim de Moura/RO

Acadêmico do curso de Engenharia Agronômica

Andressa Viana dos Santos, Universidade Federal de Rondônia campus de Rolim de Moura, Rondônia.

Acadêmica do curso de Engenharia Agronômica

Núbia Deborah Araújo Caramello, Secretaria de Estado da Educação, Governo de Rondônia.

Doutora em Geografia (2016), foi bolsista da CAPES, no Doutorado Pleno em Geografia na Universidade Autônoma de Barcelona UAB - Cataluña / Espanha (2014-2017). Mestre em Geografia (2010), Graduada em Geografia (2004) e em Pedagogia (2006), pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Rosalvo Stachiw, Universidade Federal de Rondônia campus de Rolim de Moura, Rondônia.

Doutor em ciências pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Mestre em ciências (química analítica/quimiometria) pelo CEFETPR, Bacharel em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Adjunto de química da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – UNIR

Kenia Michele de Quadros Tronco, Universidade Federal de Rondônia campus de Rolim de Moura, Rondônia.

Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui Formação de Professores para Educação Profissional - Grau equivalente a Licenciatura Plena pela UFSM. É professora Adjunta de Engenharia Florestal na Fundação Universidade de Rondônia - UNIR atuando com docente no curso de Engenharia Florestal

Downloads

Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Meio Ambiente