Análise espacial de serapilheira foliar em parcela permanente, Amazônia Ocidental, Rondônia: comparação de diferentes métodos

Autores

  • Gabriel Araújo Paes Freire Mestrando em Ciências Ambientais - UNIR/EMBRAPA
  • Ranieli dos Santos de Souza Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Espaciais (GREES/IFRO)
  • Dione Judite Ventura Bolsista PCI - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
  • Yves Dias Brito Engenheiro Ambiental, autônomo
  • Igor Georgios Fotopoulos Professor do Departamento de Engenharia Ambiental – Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.7.n.2.p.41-47

Resumo

A matéria orgânica, conhecida como serapilheira, proveniente da senescência das estruturas vegetais, é de suma importância para manutenção dos ecossistemas florestais visto que, este material, nas florestas tropicais, pode representar até 90% da produtividade primária líquida. Mediante isto, o objetivo deste estudo foi avaliar diferentes métodos de interpolação para espacialização de dados de serapilheira foliar em uma área de floresta primária de terra firme localizada na Reserva Biológica do Jaru, Rondônia, província Ocidental da Amazônia. A coleta de serapilheira foi realizada entre maio de 2016 e abril de 2017, em uma parcela permanente de 1 hectare (100x100 m), utilizando 25 coletores de 0,50x0,50 m. A análise espacial foi realizada pelos métodos determinísticos Inverso da distância ao quadrado (IDW) e Vizinho natural (NN). A produção de serapilheira foliar para o período de estudo foi de 8,34 Mg.ha-¹.ano-1, com maior produtividade entre julho a outubro de 2016, compreendendo o período seco e de transição seco-chuvoso. O método Vizinho natural foi o que apresentou melhor ajuste do modelo, embora, não tenha ocorrido diferença significativa (α = 0,05) entre os dois interpoladores utilizados na espacialização dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Araújo Paes Freire, Mestrando em Ciências Ambientais - UNIR/EMBRAPA

Técnico Florestal - IFRO (2013)

Engenheiro Ambiental - UNIR (2018)

Mestrando em Ciências Ambientais - UNIR/EMBRAPA

Ranieli dos Santos de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Espaciais (GREES/IFRO)

Doutora em Sensoriamento Remoto, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Dione Judite Ventura, Bolsista PCI - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Mestre em Biologia Vegetal, Universidade Federal de Pernambuco

Igor Georgios Fotopoulos, Professor do Departamento de Engenharia Ambiental – Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná.

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, UNIR

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Especial: Saúde Única de Igarapés Urbanos e Periurbanos da Amazônia