MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL E A SIMULAÇÃO DE ÉPOCAS DE SEMEADURA PARA O AMENDOIM (Arachis hypogaea L.) NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO-AC

Autores

  • Jorge Washington de Sousa Universidade Federal do Acre
  • Priscila Figueiredo Oliveira Universidade Federal do Acre

Resumo

O objetivo deste estudo foi simular e identificar épocas adequadas para a semeadura de Arachis hypogea L. (amendoim) no município de Rio Branco, Acre (AC). Foram calculados os balanços hídricos com intervalos de 10 dias e o índice de satisfação das necessidades de água (ISNA), baseando-se em dados da estação meteorológica convencional, no período de 1981 a 2010.  A temperatura média mensal do ar (oC) foi favorável ao cultivo do amendoim. As seguintes épocas de semeadura são indicadas para solos com capacidade de água disponível – CAD 75 mm: 21 de fevereiro a 10 de março (D6 a D7) e 01 a 31 de outubro (D28 a D30) e de 11 a 28 de fevereiro (D5 a D6) e de 01 a 31 de outubro (D28 a D30) para solos com CAD – 55 mm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Washington de Sousa, Universidade Federal do Acre

Professor Associado do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Universidade Federal do Acre. Doutor em Agronomia, área Energia na Agricultura.

Priscila Figueiredo Oliveira, Universidade Federal do Acre

Engenheira Florestal, Ex - bolsista do PIBIC Cnpq - Universidade Federal do Acre

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Especial: Saúde Única de Igarapés Urbanos e Periurbanos da Amazônia