Manejo florestal Sustentável e a mastofauna amazônica: O caso da fazenda Manoa, Rondônia, Brasil

Autores

  • Marcelo Lucian Ferronato Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia
  • Paulo Henrique Bonavigo Ação Ecológica Guaporé
  • Mariluce Rezende Messias Universidade Federal de Rondônia
  • Nichollas Magalhães Oliveira Silva Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.7.n.2.p.9-18

Resumo

Este trabalho consiste em correlacionar a estimativa de riqueza e abundância relativa da mastofauna de médio e grande porte diurna da área de Manejo Florestal da fazenda Manoa, localizada no município de Cujubim no estado de Rondônia, com os impactos da atividade florestal madeireira manejada. A área possui cerca de 70 mil hectares de floresta amazônica, dos quais 83% destinados ao manejo florestal, sendo a maior área privada sob sistema de manejo florestal sustentável do estado.  O levantamento de dados seguiu a metodologia de transecção linear, o desenho amostral foi distribuído em duas trilhas de 6 km de extensão e outra de 5,35 km de extensão, no total foram percorridos 496,5 km e registradas 23 espécies de mamíferos de médio e grande porte. A abundância relativa foi geral de 6,36 avistamentos/10km percorridos. Os resultados demonstram que a extração de madeiras sob o modelo de manejo sustentável empregado na Fazenda Manoa, não causou grandes alterações na constituição faunística dos pontos estudados, uma vez que, a riqueza encontrada nos pontos amostrais foi semelhante. Os resultados sugerem que a mastofauna afugenta-se por um período da área explorada e após a exploração retornam. A presença na área de estudo de predadores de topo como: Puma concolor e Panthera onca, espécies consideradas vulneráveis e/ou ameaçadas de extinção, é um bom indicador de qualidade ambiental, e ressalta a importância desta área para a conservação da biodiversidade amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lucian Ferronato, Ação Ecológica Guaporé; Universidade Federal de Rondônia

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO (2009); Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia (2006); Técnico em Agropecuária pela EMARC-RO (2000). Atualmente preside Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé. Têm experiência nas áreas de Ciências Ambientais, Desenvolvimento Regional, Zoologia, Ecologia, Educação e Gestão Ambiental, Restauração de Ecossistemas. Desenvolvimento e participação de atividades e projetos com povos e comunidades Tradicionais e Agricultores familiares na Amazônia.

Paulo Henrique Bonavigo, Ação Ecológica Guaporé

ossui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Pós graduado em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares. Desenvolveu diversos trabalhos de pesquisa com mamíferos juntamente com Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e em Unidades de Conservação, atuando também por mais de dois anos como Coordenador da Coordenadoria de Unidades de Conservação do Estado de Rondônia pela SEDAM . É professor da Faculdade de Rondônia - FARO desde 2007 e atuou como Coordenador de Educação Ambiental no projeto Viveiro Cidadão, executado pela Ong Ecoporé nos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheiras, trabalhando diretamente com Produtores Rurais. Possui experiência nas áreas de Mastozoologia, Biodiversidade, Métodos de estudos com mamíferos, populações tradicionais, manejo de fauna, conservação, gestão de unidades de conservação e educação ambiental.

Mariluce Rezende Messias, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1990), mestrado e doutorado em Ciencias Biologicas - área de concentração Zoologia - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro (1995 e 2002). É Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia, ministrando diversas disciplinas das áreas de Zoologia e Ecologia nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biolológicas (modalidades presencial e EAD), como Zoologia de Cordados II, Ecologia de Campo, Ecologia da Amazônia, Biologia da Conservação, Tópicos de Ecologia, entre outros. Linhas de pesquisa atuais: inventário e monitoramento de fauna, ecologia comportamental e de comunidades de mamíferos terrestres - de pequeno, médio e grande porte, sistemática e zoogeografia do grupo na Amazônia Sul-Ocidental. Possui experiência em gestão ambiental na Amazônia, tendo trabalho em Planos de Manejo de várias Unidades de Conservação (EE Antônio Mujica Nava, EE Serra dos Três Irmãos, Rebio do Rio Ouro Preto), EIA/RIMA (UHEs do rio Madeira, Porto Graneleiro Amaggi), resgate de fauna (UHE Santo Antônio), elaboração de Programas Básicos Ambientais, diagnóstico ambiental. Interesses atuais: consolidação das Coleções de Referência de Vertebrados Terrestres de Rondônia e Monitoramento de Impacto de atividades produtivas (mineração e exploração florestal manejada) em Unidades de Conservação (Floresta Nacional do Jamari, Itapuã do Oeste). Curadora das Coleções de Mastofauna, Herpetofauna e Avifauna do estado.

Nichollas Magalhães Oliveira Silva, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Licenciado e Bacharel no curso de Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Biólogo colaborador do Laboratório de Mastozoologia e vertebrados terrestres da Universidade Federal de Rondônia. Experiência nas áreas de curadoria de coleções zoológicas, taxidermia científica e artística de mamíferos e aves, armadilhamento fotográfico, transecção linear, coleta de pequenos mamíferos e ecologia comportamental com ênfase em primatas.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Especial: Saúde Única de Igarapés Urbanos e Periurbanos da Amazônia