Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Ciências da Amazônia / Brazilian Journal of Science of the Amazon?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Escopo geral da revista

A Revista Brasileira de Ciências da Amazônia – RBCA é uma publicação com caráter Interdisciplinar de fluxo contínuo revisada por pares, que publica estudos originais em português ou inglês, resultantes de pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, Agrárias, Meio Ambiente e Ciências Humanas, desenvolvidas ou aplicadas à região Amazônica.

O objetivo da revista é disponibilizar o conhecimento produzido sobre a Amazônia, para comunidade científica e demais interessados. Desta forma, a revista oferece acesso livre on-line e imediato ao seu conteúdo. Essa política aumenta a velocidade de publicação e o impacto dos artigos e seus autores.

 

Tipo de publicações

- Editorial

Editorial é o espaço reservado para os Editores e Chefes de Seção se manifestarem oficialmente à autores e leitores sobre a revista e outras questões científicas de relevância. Está seção e seus comentários, opiniões, visões sobre temas científicos representam a visão oficial da revista. A visão geral da revista não é definitiva e sempre estará aberta a discussões na Seção Correspondência.

Esta seção é exclusiva para os editores e chefes de seção.

 

- Artigos

Artigos de pesquisa são contribuições significativas e originais para sua área de conhecimento com no mínimo 8 (oito) páginas e no máximo 30 (trinta) páginas. Contribuições com tamanho inferior a oito páginas serão publicadas como Notas científicas/Correspondências; contribuições maiores que 30 páginas serão publicadas na íntegra como edição especial. A estrutura dos artigos científicos está descrita detalhadamente na Seção “Preparação do texto”.

 

- Notas científicas/Correspondências

Notas científicas/Correspondências são contribuições significativas e originais para sua área de conhecimento com no máximo 8 (oito) páginas. É considerada um artigo de pesquisa curto, desta forma respeitando as normas de Artigos. Tratando-se de opiniões e/ou visões sobre temas científicos, réplicas e respostas, comentários ou adições/comentários, normas específicas devem ser adotadas (ver seção Preparação do texto). Discussões acaloradas, réplicas e opiniões sobre um mesmo tópico controverso, publicados de forma constante na revista poderão ser encerradas pelo corpo editorial. Para tal, um artigo ou editorial sobre a posição da revista será publicado, e nenhuma outra contribuição de autores sobre o tema será aceita para publicação. Exceções podem ser consideradas a depender dos novos dados.

 

- Estudos de casos

Estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. O estudo de caso se apresenta a identificação de um problema, analisa as evidências, desenvolve argumentos lógicos, responde questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado e propõe soluções.

 

- Edições especiais

Edições especiais são contribuições significativas e originais para sua área de conhecimento com no mínimo 30 (trinta) páginas. A RBCA encoraja todos os autores a publicarem estudos complexos de forma completa. Desta forma, a revista não impõe limite máximo de páginas. As normas desta seção são as mesmas dos Artigos. Nesta seção podem ser publicados resumos de congressos, monografias (dissertações, teses e revisões), edições especiais de artigos completos de congressos, entre outros.

 

Seções e escopo

A revista pode sugerir alteração de seção a depender da publicação submetida. Contribuições na área de Saúde e Biológicas, sendo pesquisa básica, podem ser submetidas na seção Ciências Biológicas e Biodiversidade; tratando-se de pesquisa aplicada e não envolvendo seres humanos, podem ser submetidas na seção Ciências Agrárias e Meio Ambiente. Não serão aceitas contribuições da área de Ciências da Saúde.

- Ciências Biológicas e Biodiversidade

A seção aceita publicações originais nas áreas de Biologia Geral, Genética, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Ecologia, Botânica e Zoologia. Aceita-se, preferencialmente, artigos de ciência básica.

- Ciências Agrárias e Meio Ambiente

A seção aceita publicações originais nas áreas de Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Ciência, Tecnologia dos Alimentos, Meio Ambiente e Agrárias e Ciências Ambientais. Aceita-se, preferencialmente, artigos de ciência aplicada.

- Ciências Humanas, Ciências da Educação e Ensino

A seção aceita publicações originais nas áreas de História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Filosofia, Teologia, Educação e Ensino. Assim, estudos que envolvem as Ciências da Educação, em diferentes relações interdisciplinares como as áreas científicas que contribuem para os fenômenos das aprendizagens e para os métodos de Ensino em Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Natureza, Letras/Linguística e Artes.

 

Submissões

Todas as submissões devem ser realizadas on-line através do sistema de gerenciamento da revista, clicando aqui.

Após avaliação e aceite, arquivos finais (em alta resolução) como figuras, tabelas ou outros dados, poderão ser enviados por e-mail a pedido do chefe de seção.

 

Preparação do texto

1)      Diretrizes gerais para todas as publicações

O estilo de cada autor será respeitado, desde que as regras gerais sejam respeitadas. Os autores devem utilizar a fonte Times New Roman, utilizando negrito ou itálico apenas para destaques necessários e identificar as seções do texto (Introdução, Material e Métodos, etc). O espaçamento entre linhas será simples, parágrafo simples. Recomendamos que o arquivo seja enviado em RTF (Rich Text Format), lido facilmente por qualquer editor de texto.

a)      O título deve ser curto e informativo, com linhas em padrão justificado. Sugerimos títulos até 15 palavras.

b)      Os nomes dos autores não devem ser escritos em caixa alta. As abreviações ficam a critério dos autores (Paulo Vilela Cruz1, Kenia M. Q. Tronco2 e Karen J. Da Rocha3). O endereço de cada autor com a respectiva associação numérica sobrescrita deve vir em uma linha abaixo dos nomes. É obrigatória a presença do endereço de e-mail do autor correspondente.

c)      O resumo deve conter as principais informações do artigo. Não existe limite para o tamanho. Recomendamos que não ultrapasse 300 palavras. O resumo deve ser seguido pelas Palavras-chaves que não estejam presentes no título, no máximo quatro palavras.

d)      O corpo do texto pode variar dependendo do tipo de seção ou pesquisa. Os itens obrigatórios são Introdução, Material e Métodos/Aspectos Metodológicos, Resultados, Discussão e Referências. O item Conclusão/Considerações é opcional, a depender do estudo e seção. As subdivisões dos tópicos são livres, a depender do estudo e seção. Os resultados e discussão podem ser unidos em um mesmo tópico. Recomendamos a inclusão de um tópico de Agradecimentos antes das referências.

  1. As referências devem ser citadas no texto como: Cruz (2010), Cruz e Tronco (2010) ou Cruz et al. (2010) (três ou mais autores), ou em parênteses (Cruz, 2010; Cruz & Tronco, 2010; Cruz et al., 2010). As citações diretas serão aceitas, desde que ocupando menos de 1/5 da paginação total do texto, e sendo estritamente necessárias. Devem seguir a seguinte formatação: Cruz, 2019, p. 100. ou Cruz, 2019, pp. 100-101. Não são aceitas citações de teses, dissertações e anais de congresso, exceto em casos especiais analisados pelos chefes de seção. Não são aceitas citações de artigos publicados em revistas não indexadas.
  2. As Ilustrações devem estar entre 300 e 600 dpi em formato TIFF ou JPG, não devendo ser maior que 23 cm x 15 cm. As legendas das figuras devem estar ao final da lista de referências. As figuras devem estar no corpo do texto submetido, desde o arquivo não ultrapasse cinco (5) Mb. Arquivos maiores que cinco (5) Mb devem ter suas figuras enviadas em separado do corpo do texto, em um arquivo em formato PDF.
    Após aceito, as figuras em alta resolução serão solicitadas. Não existem restrições para imagens coloridas.
  3. As Tabelas devem ser apresentadas no corpo do texto submetido. Tratando-se de tabelas extensas, ou que o arquivo de texto ultrapasse cinco (5) Mb, devem ser enviadas em separado do corpo do texto, em um arquivo em formato RTF.

2)      Diretrizes para Editorial

Esse tipo de publicação não deve conter resumo, palavras-chaves, ou qualquer outro tópico. Apenas o título, autores e o texto. Eventualmente referências podem ser adicionadas. A inclusão de figuras e tabelas não é permitida.

3)      Diretrizes para Estudos de Casos (médicos/veterinários)

Todos os tópicos gerais devem estar inclusos no texto.

4)      Diretrizes para Notas Científicas/Correspondências

Neste tipo de publicação não devem constar Resumo e Palavras-chaves.

5)      Monografias

Todos os tópicos gerais devem estar inclusos no texto.

 

Processo de avaliação e publicação

Após a checagem criteriosa da formatação textual, os autores devem escolher uma seção. Será mais conveniente para o processo de revisão se os autores oferecerem nomes de três revisores em potencial com seus endereços de e-mail.

O editor da seção encaminhará seu texto para, no mínimo, dois revisores. Todos os autores que já publicaram na revista são considerados potenciais revisores. O tempo de revisão depende do tamanho do texto, tendo tempo máximo de 30 dias para ser revisado. Após essa data, os editores entrarão em contato para maiores esclarecimentos.

Uma vez aceito, e a versão final entregue ao editor, o autor correspondente, em nome dos demais autores, assinará formulário de direitos autorais (a ser enviado junto com a prova). A prova da versão a ser publicada será enviada para o autor para verificação de uma a três semanas após o envio da versão final e formulário de direitos autorais. O autor terá 72 horas para confirmar a publicação. Ultrapassando 72 horas, a publicação sofrerá atraso. As alterações na prova deverão ser enviadas utilizando o formulário padrão (enviado conjuntamente com a prova).

Existindo grandes alterações na prova, poderá haver uma segunda rodada de correções (e não mais), ou o artigo será reenviado para o editor de seção, devendo passar por outro processo de revisão.

Todos os códigos, número de processos de aprovação nos comitês de ética, licenças de coleta e transporte, entre outros, deverão estar presentes na metodologia. A depender da natureza do artigo, a ausência de tais referências impossibilitará sua publicação.

 

Diretrizes para as Referências

A Revistra Brasileira de Ciências da Amazônia utiliza para citações e referências as normas da American Psychological Association [APA].

 

Artigo

Sobrenome, Iniciais dos primeiros nomes. (Ano de publicação). Título do artigo. Nome do Jornal, série, Volume (número), 000–000. https://doi.org/xxxxxxxxxxxxxx

Exemplo:

Rocha, K. J. da, Souza, E. C. de, Favalessa, C. M. C., Caldeira, S. F., Martinez, D. T., & Brondani, G. E. (2017). Effect of selective logging on floristic and structural composition in a forest fragment from Amazon Biome. Acta Scientiarum-Agronomy, 39(2), 191-1999. doi: 10.4025/actasciagron.v39i2.32543

 

Livro

Sobrenome, Iniciais dos primeiros nomes. (Ano de publicação). Nome do livro. Editora, Cidade ou localização, 000 pp.

Exemplo:

Hamada, N., Nessimian, J. L. & Querino, R. B. (2014). Insetos Aquáticos na Amazônia brasileira: taxonomia, biologia e ecologia. Editora do INPA, Manaus, 724p.

 

Capítulo de livro

Sobrenome, Iniciais dos primeiros nomes. (Ano de publicação). Nome do Capítulo. Em: Sobrenome do Editor, Iniciais dos primeiros nomes. (Ed.), Título do livro. Editora Cidade ou localização, pp. 000–000.

Exemplo:

Nishiyama, A. F., & Takara, S. (2018). Patologias do contemporâneo: midiamorfose, tecnologias e os limites do sujeito. In M. R. da Silva [et al.]. (Org.). Mobilidade, Espacialidades e Alteridades. 1ed. EDUFBA, Salvador, pp. 1-15.

 

Fonte da Internet

Sobrenome, Iniciais dos primeiros nomes. (Ano de publicação). Título do artigo. Recuperado de http://www.xxxxxxxxxxxxx (acessado em: Dia/Mês/Ano).

Exemplo:

Fearnside, P., & Cruz, P. V. (2018, out. 31). Chainsaw Massacre: Protected areas in danger in Brazil’s state of Rondônia [Commentary]. Recuperado de https://news.mongabay.com/2018/10/chainsaw-massacre-protected-areas-in-danger-in-brazils-state-of-rondonia-commentary/ (acessado em 19/04/2019).

 

Digital Object Identifier (DOI)

É necessário que os links DOI sejam incluídos para os artigos citados. Se o DOI não estiver concluído, nossa equipe precisará adicioná-los. Devido ao grande volume de documentos que aguardam para serem processados, o seu sofrerá atraso. Portanto, nós encorajamos os autores a adicionar links DOI aos trabalhos citados, acelerando o processo de publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.