Sobre a Revista

Escopo geral da revista

A Revista Brasileira de Ciências da Amazônia – RBCA é uma publicação com caráter Interdisciplinar de fluxo contínuo revisada por pares, que publica estudos originais em português ou inglês, resultantes de pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, Agrárias, Meio Ambiente e Ciências Humanas, desenvolvidas ou aplicadas à região Amazônica.

O objetivo da revista é disponibilizar o conhecimento produzido sobre a Amazônia, para comunidade científica e demais interessados. Desta forma, a revista oferece acesso livre on-line e imediato ao seu conteúdo. Essa política aumenta a velocidade de publicação e o impacto dos artigos e seus autores.

 

Tipo de publicações

- Editorial

Editorial é o espaço reservado para os Editores e Chefes de Seção se manifestarem oficialmente à autores e leitores sobre a revista e outras questões científicas de relevância. Está seção e seus comentários, opiniões, visões sobre temas científicos representam a visão oficial da revista. A visão geral da revista não é definitiva e sempre estará aberta a discussões na Seção Correspondência.

Esta seção é exclusiva para os editores e chefes de seção.

 

- Artigos

Artigos de pesquisa são contribuições significativas e originais para sua área de conhecimento com no mínimo 8 (oito) páginas e no máximo 30 (trinta) páginas. Contribuições com tamanho inferior a oito páginas serão publicadas como Notas científicas/Correspondências; contribuições maiores que 30 páginas serão publicadas na íntegra como edição especial. A estrutura dos artigos científicos está descrita detalhadamente na seção “Preparação do texto”.

 

- Notas científicas/Correspondências

Notas científicas/Correspondências são contribuições significativas e originais para sua área de conhecimento com no máximo 8 (oito) páginas. É considerada um artigo de pesquisa curto, desta forma respeitando as normas de Artigos. Tratando-se de opiniões e/ou visões sobre temas científicos, réplicas e respostas, comentários ou adições/comentários, normas específicas devem ser adotadas (ver seção Preparação do texto). Discussões acaloradas, réplicas e opiniões sobre um mesmo tópico controverso, publicados de forma constante na revista poderão ser encerradas pelo corpo editorial. Para tal, um artigo ou editorial sobre a posição da revista será publicado, e nenhuma outra contribuição de autores sobre o tema será aceita para publicação. Exceções podem ser consideradas a depender dos novos dados.

 

- Estudos de casos

Estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. No estudo de caso se apresenta a identificação de um problema, analisa as evidências, desenvolve argumentos lógicos, responde questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado e propõe soluções.

 

- Edições especiais

Edições especiais são contribuições significativas e originais para sua área de conhecimento com no mínimo 30 (trinta) páginas. A RBCA encoraja todos os autores a publicarem estudos complexos de forma completa. Desta forma, a revista não impõe limite máximo de páginas. As normas desta seção são as mesmas dos Artigos. Nesta seção podem ser publicados resumos de congressos, monografias (dissertações, teses e revisões), edições especiais de artigos completos de congressos, entre outros.

 

Seções e escopo

A revista pode sugerir alteração de seção a depender da publicação submetida. Contribuições na área de Saúde e Biológicas, sendo pesquisa básica, podem ser submetidas na seção Ciências Biológicas e Biodiversidade; tratando-se de pesquisa aplicada e não envolvendo seres humanos, podem ser submetidas na seção Ciências Agrárias e Meio Ambiente. Não serão aceitas contribuições da área de Ciências da Saúde.

 

- Ciências Biológicas e Biodiversidade

A seção aceita publicações originais nas áreas de Biologia Geral, Genética, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Ecologia, Botânica e Zoologia. Aceita-se, preferencialmente, artigos de ciência básica.

 

- Ciências Agrárias e Meio Ambiente

A seção aceita publicações originais nas áreas de Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Ciência, Tecnologia dos Alimentos, Meio Ambiente e Agrárias e Ciências Ambientais. Aceita-se, preferencialmente, artigos de ciência aplicada.

 

- Ciências Humanas, Ciências da Educação e Ensino

A seção aceita publicações originais nas áreas de História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Filosofia, Teologia, Educação e Ensino. Assim, estudos que envolvem as Ciências da Educação, em diferentes relações interdisciplinares como as áreas científicas que contribuem para os fenômenos das aprendizagens e para os métodos de Ensino em Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Natureza, Letras/Linguística e Artes.

 

Nota: A RBCA permanece neutra em relação às reivindicações jurisdicionais em sites publicados e afiliações institucionais.

Copyright: © 2023 pelos autores.  Enviado para possível publicação em acesso aberto sob os termos e condições da licença Creative Commons Attribution (CC BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).