REVISTA ELETRÔNICA DE PESQUISA E INOVAÇÃO (REPINT)

Política Editorial

Objetivo: contribuir na ampliação e divulgação do desenvolvimento das pesquisas científicas em nível local, regional, nacional e internacional da comunidade acadêmica na área da tecnologia, com ênfase nas Engenharias, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do estado de Rondônia e do Brasil. .

Área de Concentração:
Destina-se à publicação de artigos científicos inéditos que representem um avanço efetivo ao conhecimento com prioridade nas áreas da engenharia: Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia de Computação, Engenharia de Software.

Público Alvo: Comunidade acadêmica regional, nacional e internacional cujas pesquisas se enquadrem em uma das áreas de concentração da pesquisa


Formas de submissão dos manuscritos: Os trabalhos deverão ser encaminhados na forma de artigos ou resenhas, originais, em idioma Português ou Inglês, obedecendo os critérios de formatação específicos, estando contemplado dentro de uma ou mais áreas de concentração da revista. Os artigos, após atendido a todos os critérios, deverão ser encaminhado ao editor(a) através do e-mail repint@unir.br. Para envio do trabalho pelo menos um dos autores deverão ser cadastrados na revista, porém todos deverão possuir código Orcid.


Critério de Avaliação dos artigos/resenhas pelos Pares (Peer Review Process):
Inicialmente, os manuscritos submetidos à REPINT serão avaliados quanto a adequação dos manuscritos aos objetivos e às normas da revista pelo Editor e editores associados. Se aprovados,serão encaminhados (sem os nomes dos autores) a pares de consultores, selecionados entre os membros do Conselho Editorial da revista ou entre especialistas ad hoc.
O tema dos manuscritos representa o critério principal para a escolha dos pareceristas. São necessários no mínimo dois pareceres favoráveis para a aceitação do artigo.
Caso de divergência entre os consultores, é do editor a decisão pela recusa do manuscrito ou pela submissão a um terceiro parecerista. Os nomes dos consultores também são mantidos em sigilo.
Com a aceitação ou a recusa do trabalho definida, será feita a comunicação aos autores. Aqueles que forem aprovados serão encaminhados aos autores para eventuais alterações sugeridas pelos pareceristas ou pelo editor da revista, devendo ser reenviados com as mudanças recomendadas no prazo máximo de 20 dias, cabendo a decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito ao editor.

Normas a serem utilizadas: As regras padrões para citação bibliográficas, como também para refereniamento será da ABNT atualizada

Regras de submissão dos manuscritos:
Recomenda-se o uso dos programas editores Word ou Writer Open Office, na versão Windows. O artigo poderá ter até 10 páginas. O trabalho deverá ser estruturado rigorosamente, da seguinte maneira: (1) redigidos em português ou Inglês, (2) máximo de 05 autores, (3) o cabeçalho deve conter o título em português e em inglês, (4) deve ser informada a titulação, função e instituições a qual pertencem os autores, bem como o e-mail e telefone (este último apenas para contato do editor caso seja necessário – o mesmo não será publicado), (5) o texto deve conter resumo e “abstract”, com o máximo de 200 palavras cada, caso o artigo seja em inglês obrigatoriamente deverá haver o resumo em português, e vice-versa, (6) devem ser indicadas no mínimo 5 palavras-chave e “keywords”, não contempladas no título, (7) a estrutura do texto deve ser dividida em partes numeradas, sendo obrigatória a apresentação da introdução, objetivo, metodologia, resultado e discussões, conclusões e/ou considerações finais, exceto em casos excepcionais, tais como revisões bibliográficas. Quanto a formatação, o texto deve ser escrito na fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento de 1,15. As margens laterais, inferior e superior deverão ser de 2,5 cm. Quanto à citação aos autores de outros trabalhos no texto, deverá ser utilizado o último sobrenome do autor, conforme o exemplo: Luna (2019), (Checchia, Régis & Montero, 2019). Não será permitido citações com a utilização de “apud” e “citado por”. Caso seja extremamente necessário, a fonte original deve ser referenciada como nota de rodapé na página em que foi citada. As referências bibliográficas devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. As Figuras (desenhos, gráficos, mapas, esquemas, fotografias e cromos) e suas legendas deverão seguir em cores ou tons de cinza, de modo a permitir uma perfeita legibilidade. Os títulos das figuras deverão ser inseridos na parte inferior da mesma, enquanto que nas tabelas e/ou quadros na parte superior.Toda Figura, Tabela ou Equação deve ser referenciada no texto antes de serem apresentadas. Só serão aceitos textos revisados quanto às normas técnicas e à ortografia. Recomenda-se que o texto tenha a seguinte estrutura: (1) Resumo/Abstract ou Abstract/Resumo, apresentando o objetivo do trabalho, principal metodologia, principal resultado, conclusão apontando principal contribuição do trabalho (máx. 200 palavras). (2) Introdução que contenha uma apresentação breve do do problema ou questão de estudo além da justificativa da pesquisa. (3) Objetivo do trabalho de forma clara e condizente com os resultados apresentados, consistindo do último parágrafo da introdução. (4) Revisão bibliográfica atualizada dos últimos cinco anos (em pelo menos 80% dela), sucinta abordando assuntos e artigos de relevância para a pesquisa realizada. Exceto para a metodologia, nos demais tópicos onde houver revisão bibliográfica, a mesma não poderá ser de livros ou periódicos diversos, apenas daqueles de cunho científico (artigos, teses, dissertações). Se o artigo for uma revisão bibliográfica, este deve ser estruturado de forma que apresente discussões sobre pesquisas atuais e de relevância nacional e internacional e, também, informações consolidadas que possam contribuir para o desenvolvimento ou uma melhor compreensão do tema e questão de estudo. Revisões bibliográficas não estruturadas, baseadas na apresentação definições e conceitos gerais não serão aceitas e não serão encaminhadas para avaliação. (5) A metodologia deve ser bem detalhada, caracterizando o objeto de estudo e apresentando todos os procedimentos utilizados na elaboração da pesquisa. Estes procedimentos devem ter embasamento normativo ou bibliográfico. Se necessário deve ser acrescido o item “material”. (6) O item resultados deve apresentar análises consistentes, relevantes e, que colaborem de alguma forma para o avanço no conhecimento. Na discussão deverão ser avaliados e correlacionados os resultados. Nos resultados não poderá haver duas estruturas para um mesmo resultado, ou seja, tabela/ou quadro e figura para demonstrar um mesmo resultado, (7) A conclusão deverá estar ligada diretamente com o objetivo proposto, devendo ser direta, sem comparações com resultados e/ou literatura científica. Não confunda resultado com conclusões. * Os trabalhos não aprovados serão arquivados de forma a preservar as informações dos autores e os dados da pesquisa realizada. * Editores e pareceristas poderão submeter artigos à revista. Para tanto, serão assegurados que a escolha dos pareceristas e do editor de seção será conduzida diretamente pelo editor chefe a fim de evitar a identificação, conflito de interesses e/ou privilégios entre as partes. * Quanto aos nomes dos pareceristas estes serão mantidos em sigilo absoluto. Em nenhuma hipótese haverá comunicação direta entre avaliador e autor. * Os dados, conceitos e resultados publicados nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores.

Comissão Editorial:

Prof Dr Petrus Luiz de Luna Pequeno - Editor Chefe – UNIR – petrusdeluna@unir.br
Prof Dr Cláudio Luiz do Amaral Santini – Membro – UNIR – santini@unir.br
Prof Dr. Carlos Alberto Tenório de Carvalho Júnior – Membro – UNIR – tenorio@unir.br
Prof Dr. Diego Henrique dos Santos – Membro – UNIR – diegoalmeida@unir.br
Prof Dr. Antonio Carlos Ricciotti – Membro – UNIR – acdricciotti@unir.br
Prof Dr Flávio Pereira de Oliveira – Membro – UFPB – pereira@cca.ufpb.br
Pesq Dr Alaerton Marcolan – Membro – EMBRAPA RONDONIA – alaerto.marcolan@embrapa.br
Prof Dr Jairo André Schlindwein – Membro – UNIR – jairojas@unir.br
Prof Dr. Ciro José Egoavil Montero – Membro – UNIR – ciro@unir.br
Profa Dra Mauren Pomalis – Membro – UNIR – mauren.pomalis@unir.br
Prof Dr Ewerton Rodrigues Andrade – Membro – UNIR – ewerton.andrade@unir.br


Equipe Técnica:
Sarah Carolina Santos Silva - Secretária Técnica
Pedro Ignácio Jardim - membro
André Vinicius dos Santos - membro
Arione Cavalcante dos Santos – membro


Periodicidade: A REPINT é semestral com recepção de artigos em fluxo contínuo, com publicação digital em dois números anuais


Número mínimo de publicações por fascículo digital: Em cada número serão publicados 10 artigos


Idiomas: Serão publicados artigos em português e na língua inglesa, devendo nessa última as custas pela tradução e correção gramatical por conta dos autores


Indexadores: Periódicos CAPES, Web Qualis, BECT-Biblioteca Elertônica de Ciencia Y Tecnologia, Library University of Michigan


Políticas de Acesso: A REPINT apresenta a política de acesso livre (Open Access Policy) cujos artigos serão publicados gratuitamente, sem custo para os autores ou leitores.


Metas a curto, médio e longo prazos: Em termos de publicação: A curto e médio prazos pretende-se publicar pelo menos 30 artigos nacionais e a longo prazo pelo menos 3 artigos internacionais; Em termos de Conceito CAPES, espera-se obter conceito B em até 2 anos e A em até 3.


Cronograma de implantação: A revista será implantada a partir de 10 de janeiro de 2020, porém terá início a chamada por artigos a partir de 20 de janeiro de 2020 e publicação do primeiro número previsto para segunda quinzena do mês de abril.