Revista de Administração e Negócios da Amazônia


Imagem para capa da revista

Revista de Administração e Negócios da Amazônia - RARA- online (ISSN 2176-8366) é uma publicação científica quadrimestral que se propõe a contribuir para a divulgação do conhecimento científico na área de administração e negócios da Amazônia, como também em áreas correlatas, com acesso gratuito. É uma iniciativa do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - CEDSA, grupo de pesquisa do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração. Vem sendo publicada ininterruptamente desde o ano de 2009 como versão online. Foi a primeira revista eletrônica da área na Amazônia. Adota as melhores práticas editoriais, segue as recomendações e normas do QUALIS/CAPES, publicando artigos avaliados no sistema de avaliação duplo-cega. Utiliza o processo de gerenciamento editorial, automatizado por meio da plataforma digital - Serviço de Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER, o que lhe garante transparência e universalidade de acesso a leitores e autores, enriquecendo o intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais. Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier). 

Em 2020, a Revista organizou em quatro seções sua estrutura: a primeira reservada ao Editorial; a segunda para Artigos teórico-empíricos e ensaios teóricos; a terceira seção destina-se a publicação de Trabalhos Técnico-Tecnológicos classificados como produção técnica-tecnológica nas diversas formas, inclusive casos para ensino; e por fim, a quarta seção os artigos tecnológicos. As seções congregam temas de interesse da área de Administração, Negócios, Amazônia e afins.

Os interessados poderão submeter trabalhos teórico-empíricos, ensaios teóricos, artigos tecnológicos, trabalhos técnicos-tecnológicos e casos para ensino, em sua respectiva seção, conforme descrição a seguir:

Seção 1 – Editorial

Editorial é um espaço reservado ao posicionamento do editor geral ou de um convidado para apresentar as produções publicadas em cada edição da revista.

 

Seção 2 - Artigos

      2.1 - Artigo teórico-empírico

Artigo teórico-empírico envolve a apresentação de resultados de estudos ou pesquisas, fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas na análise do tema abordado, com consistência, relevância e com alguma contribuição para o desenvolvimento da área.

      2.2 - Artigo ensaio teórico

Artigo ensaio teórico abrange a discussão de determinado tema a partir de um posicionamento teórico relevante e consistente para a área do conhecimento. Tem pressupostos que fundamentam os argumentos favoráveis e/ou contrários e que caracterizam a posição da autoria em relação a uma ou várias teorias abordadas. Um ensaio teórico geralmente demanda uma análise profunda da literatura existente sobre o assunto abordado e pode ser caracterizado pela reflexão crítica, densidade de interpretação e proposições alternativas para analisar o tema e contribuir para a realização de futuros estudos.

 

Seção 3 - Técnico-Tecnológico

      3.1 - Trabalho técnico-tecnológico

Trabalho técnico-tecnológico corresponde a produção técnica-tecnológica nas diversas formas, cujo produção adota conhecimentos científicos, como: material didático ou instrucional; manual técnico, orientativo ou de procedimento; relatório científico de projeto financiado; relatório de pesquisa; relatório de assessoria ou consultoria voluntária; e, relatório de produção tecnológica com relatos de implementação de produto tecnológico com inovação de produto, técnica, processo, método e organizacional, desde que fundamente-se em bases científicas e de um produto que apresente desenvolvimento de algo novo.

      3.2 - Caso para ensino

Caso para ensino é uma modalidade de trabalho que envolve: relato de uma situação vivenciada por um profissional ou por uma organização privada, pública ou do terceiro setor; ou ainda, projeto específico de natureza prática e/ou social. O caso de ensino deve compreender um dilema a ser analisado no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação e subsidiar o processo de tomada de decisão, gerando oportunidades para uma maior integração entre a teoria e a prática.

 

Seção 4 - Artigo Tecnológico

      Artigo tecnológico

Artigo tecnológico é um texto destinado a descrever e discutir casos gerenciais de (i) aplicação de tecnologias ou processos, (ii) desenvolvimento de tecnologias administrativas, contábeis e afins, (iii) metodologias de implantação ou aplicação e (iv) softwares relacionados com gestão de organizações e fomentadores de algum tipo de intervenção em organizações. Assim, sua natureza é sempre de aplicação. Os artigos tecnológicos devem observar os rigores metodológicos, conceituais e de redação válidos para outras modalidades de textos científicos.

 

 

NOTA

No segundo semestre de 2010, a Revista RARA publicou a versão impressa (ISSN 2178-9320) com edição anual, mas a mesma foi descontinuada.

 

 

 

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 12, n. 1 (2020): A Amazônia em meio à Pandemia


Capa da revista