ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES DE TRABALHO SOB UMA PERSPECTIVA MULTINÍVEL: Um

Wander Pereira Souza, Salvadora Giménez

Resumo


O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre a aprendizagem que ocorre em ambientes de trabalho, traçando algumas considerações sob uma perspectiva multinível. Partindo do pressuposto que a aprendizagem é um processo técnico e social, porém sem entrar no campo de discussão dessas dimensões, são apresentadas algumas considerações conceituais sobre o debate da aprendizagem em ambientes de trabalho, abrangendo o nível individual, grupal, organizacional e interorganizacional. Argumenta-se que a aprendizagem acontece de forma dinâmica entre os seus vários níveis em um continuum que gera novos conhecimentos, acrescentando esses conhecimentos aos conhecimentos anteriores ou modificando-os, e não obstante, em todos os níveis, a aprendizagem só poderá sobrevir por intermédio da reflexão sobre os conhecimentos anteriormente acumulados. Contudo, admite-se que a aprendizagem do nível individual é a base para os demais níveis, mas não apenas como o somatório das aprendizagens individuais. Constatou-se que existe uma relação direta entre os estudos de aprendizagem intra-organizacional com a aprendizagem interorganizacional, assumindo que as organizações aprendem interagindo com seus ambientes. Observou-se, também, que os estudos de aprendizagem interorganizacional ajudam a ampliar o campo de visão analítico das interações organizacionais.

Palavras-chave


Aprendizagem; Aprendizagem Individual; Aprendizagem Organizacional; Aprendizagem interorganizacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v6n2p18-38

INDEXADORES

 

Logo DIADORIM
Este Periódico possui Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0

 

contador grátis