A Representação Social na Constituição do Conselho Municipal de Educação do município de Porto Velho
Palavras-chave:
Conselhos Gestores. Participação Social. Representatividade.Resumo
Este artigo analisa aspectos da representatividade do Conselho Municipal de Educação (CME), de Porto Velho, buscando identificar sua dinâmica representativa. Na base teórica discute-se a participação social na gestão pública, o papel dos conselhos gestores e dos conselhos municipais de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos a pesquisa se caracteriza como descritiva. Quanto aos procedimentos realizou-se pesquisa documental e pesquisa de campo valendo-se, para a coleta de dados, da aplicação de questionários a todos os conselheiros que compõem o CME, em um total de nove e aos representados em forma de amostragem, adotando critérios geográfico e legal para a construção da amostra. Para análise e interpretação dos dados utilizou-se da análise documental e estatística descritiva. Constatou-se haver uma disparidade quanto à compreensão da representatividade entre conselheiros e seus representados. Concluiu-se que os valores democráticos e de participação cidadã ainda precisam ser mais assimilados pela sociedade de forma geral.