A Representação Social na Constituição do Conselho Municipal de Educação do município de Porto Velho

Autores

  • Angelina Maria de Oliveira Licorio UNIR
  • Osmar Siena UNIR

Palavras-chave:

Conselhos Gestores. Participação Social. Representatividade.

Resumo

Este artigo analisa aspectos da representatividade do Conselho Municipal de Educação (CME), de Porto Velho, buscando identificar sua dinâmica representativa. Na base teórica discute-se a participação social na gestão pública, o papel dos conselhos gestores e dos conselhos municipais de educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos a pesquisa se caracteriza como descritiva. Quanto aos procedimentos realizou-se pesquisa documental e pesquisa de campo valendo-se, para a coleta de dados, da aplicação de questionários a todos os conselheiros que compõem o CME, em um total de nove e aos representados em forma de amostragem, adotando critérios geográfico e legal para a construção da amostra. Para análise e interpretação dos dados utilizou-se da análise documental e estatística descritiva. Constatou-se haver uma disparidade quanto à compreensão da representatividade entre conselheiros e seus representados. Concluiu-se que os valores democráticos e de participação cidadã ainda precisam ser mais assimilados pela sociedade de forma geral.

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Biografia do Autor

Angelina Maria de Oliveira Licorio, UNIR

Mestranda em Administração pelo PPGMAD UNIR. Mestre em Direito. Professora de Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Osmar Siena, UNIR

Docente do departamento de Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em

Administração (PPGA/UFSC) e Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). 

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Publicado

01-01-2014