A promoção do Consumo Sustentável por um movimento de Transição

Autores

  • Minelle Enéas da Silva UFRGS
  • Tânia Nunes Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v6n1p55-69

Palavras-chave:

Consumo Sustentável, Transição Sócio-técnica, Inovação.

Resumo

Considerando a necessidade de um processo contínuo e sistêmico de mudança – ‘transições’ – em busca de um novo contexto rumo à sustentabilidade, o objetivo deste artigo é compreender como a transição para a sustentabilidade, em meio a um contexto de crise, pode auxiliar para a promoção do consumo sustentável. A partir de um ensaio teórico, busca-se aproximar duas abordagens que podem ser entendidas como complementares e emergentes direcionadas para uma nova dinâmica social. Para tanto, a discussão apresentada destaca que por meio de ações multi atores, a partir de uma perspectiva multi níveis, é possível a institucionalização de práticas responsáveis direcionadas a reconfigurações na sociedade. Com argumentos claros, o presente estudo apresenta contribuições para melhor entendimento da temática. 

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Biografia do Autor

Minelle Enéas da Silva, UFRGS

Doutorando em Administração pela UFRGS

Tânia Nunes Silva, UFRGS

Professora PPGA UFRGS

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Publicado

24-05-2014