DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DAS ATIVIDADES AGROINDUSTRIAIS DE SANTA MARIA-RS

Autores

  • Marivane Vestena Rossato Universidade Federal de Santa Maria
  • Flávia Zancan Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriel Filipetto Dall Asta Universidade Federal de Santa Maria
  • Jaqueline Carla Guse Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrea Cristina Dörr Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v6n1p1-15

Palavras-chave:

agroindústrias, gestão ambiental, sustentabilidade, resíduos

Resumo

O estudo desenvolvido objetivou construir um diagnóstico ambiental junto às agroindústrias do município de Santa Maria – RS. Além disso, buscou identificar as formas de destino e/ou de tratamento dos resíduos e efluentes gerados pela atividade agroindustrial. Para a realização da pesquisa, foram coletados dados junto a 25 agroindústrias do município de Santa Maria – RS, no ano de 2011. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, aos respectivos responsáveis pelas atividades agroindustriais. Os principais resultados do estudo revelam que, em relação ao processo produtivo, todas as agroindústrias pesquisadas geram algum tipo de resíduo, independentemente do porte ou tecnologia adotada. A maioria das agroindústrias aproveita ou recicla seus resíduos. Entretanto, existe uma minoria que lança indevidamente seus efluentes no meio ambiente. Neste caso, pouca ou nenhuma medida corretiva é adotada pelas agroindústrias para minimizar o impacto ambiental gerado, devido principalmente à falta de informação, percepção ou pelos elevados custos associados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marivane Vestena Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Profª. Adj. do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Área de atuação em Gestão e Economia Ambiental.

Flávia Zancan, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriel Filipetto Dall Asta, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria.

Jaqueline Carla Guse, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade de Blumenau.

Andrea Cristina Dörr, Universidade Federal de Santa Maria

Profª. Adj. do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Economia pela Leibniz Universität Hannover. Área de atuação em Agronegócios.

Downloads

Publicado

24-05-2014