O IMPACTO DOS SISTEMAS ERP SOBRE AS VARIÁVEIS ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO JUNTO ÀS EMPRESAS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE JI-PARANÁ – RO

Autores

  • Juliana Maria Magalhães Christino FEAD-MG
  • Edgar Lucas Castelo Branco Kaiser FEAD - MG
  • Fabrício Ziviani FUMEC
  • Josmária Lima Ribeiro Oliveira FEAD - MG

Palavras-chave:

Sistemas ERP, sistemas integrados de gestão, estratégia organizacional.

Resumo

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-520092929 1073786111 9 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; text-align:justify; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; mso-bidi-font-size:11.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:11.0pt; mso-ansi-font-size:11.0pt; mso-bidi-font-size:11.0pt; font-family:Calibri; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->

O presente estudo teve como principal objetivo verificar a avaliação das empresas associadas à Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná – RO, com relação ao impacto dos sistemas ERP sobre as variáveis estratégicas da empresa. Para tanto foi  realizada uma pesquisa quantitativa-descritiva por meio da aplicação de um questionário validado e consolidado cientificamente por Saccol et al. (2004). As análises foram realizadas intragrupos (intraconstructos) ao nível de 5% de significância na avaliação dos entrevistados. As principais conclusões do trabalho apontam que, apenas o padrão de comunicação entre unidades de diferentes regiões, antecipação das necessidades do clientes e economia de escala no uso de hardware foram significativamente diferentes no tocante ao perfil da amostra pesquisada quanto ao uso do sistema ERP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maria Magalhães Christino, FEAD-MG

Doutora em Administração pela UFMG, Mestre em Administração pela FEAD (2004), especialista em Marketing pela FGV (2001), graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Trade Marketing, Cultura e Consumo, Composto Promocional, Marketing de Serviços e Marketing Cultural e Esportivo. Possui experiência no mercado empresarial na área de marketing, trade marketing e comercial em empresas como Telecom Italia, Coca-Cola, Laboratório Globo, Líder Táxi Aéreo e Banco BMG. Atua nos seguintes cursos de especialização: MBA UNA, Fundação Dom Cabral e IEC-PUC Minas, MBA UNI-BH. Professora do programa Stricto Sensu (mestrado) da Faculdade FEAD - Faculdade de Estudos Administrativos.

Edgar Lucas Castelo Branco Kaiser, FEAD - MG

Atualmente é Gerente Comercial na empresa CBK Agência Digital LTDA em Ji-Paraná - RO. Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - RO (CEULJI/ULBRA). Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégia, Competitividade e Inovação pelo Centro de Gestão Empreendedora de Belo Horizonte - MG (FEAD). Foi instrutor de educação profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial na unidade de Ji-Paraná - RO (SENAC) no período de 2007/2011. Professor no curso de Sistemas de Informação nas disciplinas de Linguagem de Programação para a Web, Interface Homem-Computador e Recursos Tecnológicos em Serviço Social durante o período 2012/1 e professor nas disciplinas de Modelagem de Sistemas de Informação, Sistemas de Informação II, Engenharia de Software II e Desenvolvimento de Sistemas de informação durante 2013/1 no Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA).

Fabrício Ziviani, FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC. Professor convidado dos Programas de MBA e Pós-Graduação Lato sensu da FDC, PUC Minas, FUMEC e IBMEC. Sócio-diretor da INOVATECX Soluções Corporativas LTDA. Com dez anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Atuou em diferentes organizações como FHEMIG, CEMIG e ISVOR. Tem relevante experiência na área de Gestão Pública. Atua principalmente nas áreas de Estratégia e Estrutura Organizacional, Gestão de Processos e da Qualidade, Inovação e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Josmária Lima Ribeiro Oliveira, FEAD - MG

Doutora em Ciência da Informação, mestre em Administração com ênfase em agronegócio, especialização em administração de sistemas de informação, graduação em Ciências Contábeis e Administração. Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora do curso de Teologia da Faculdade Batista de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

01-01-2014