ÉTICA NA RELAÇÃO ORGANIZAÇÃO - MEIO AMBIENTE: ASPECTOS ÉTICOS NA GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Autores

  • Ione Grace do Nascimento Cidade Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • José Moreira da Silva Neto Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Jacqueline Baptista de Souza Lima Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palavras-chave:

Ética, Organização, Meio Ambiente, Gestão Social

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar aspectos éticos considerados pelas organizações públicas na gestão social e ambiental. As organizações objeto deste estudo são: Tribunal de Contas e Poder Judiciário do Estado, em Rondônia, Brasil. A pesquisa empírica deu-se por meio de estudo exploratório, com coleta de dados primários, através de questionários aplicados nas organizações mencionadas. Como resultado, por meio da escala Likert, obteve-se o mapeamento dos aspectos éticos presentes nas ações sobre o meio ambiente no âmbito da administração pública. Da leitura deste mapeamento verificou-se que as organizações objeto deste estudo, compreendem que os limites da ética são necessários na gestão social e ambiental, estando, portanto, plenamente de acordo com investimentos em mecanismos para contribuição e preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ione Grace do Nascimento Cidade, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Atua na Cordenadoria de Modernização e Gestão Estratégica, na seção de Planos Estratégicos do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

José Moreira da Silva Neto, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor do curso de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Jacqueline Baptista de Souza Lima, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Atualmente é Assessora de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Downloads

Publicado

18-01-2011