A ascensão ou queda de uma marca nas mãos do novo consumidor: um Estudo de Caso da Americanas.com

Erika Camila Buzo Martins, Nathalie Gomes Julio

Resumo


O objetivo desse estudo é compreender a contribuição do consumidor atual para a ascensão ou queda de uma marca e analisar de que maneira as atitudes de uma empresa também podem influenciar esse aspecto. Pretende-se demonstrar que os gestores devem ficar atentos, em tempo integral, no que se refere ao modo como a imagem da marca está sendo vista pelo público-alvo, principalmente pela internet, e que as empresas líderes devem evitar a situação de comodidade. Para o aprofundamento desse assunto, foi realizado um estudo de caso da empresa Americanas.com, utilizando-se como método o levantamento bibliográfico, o registro de materiais de comunicação de massa e a análise de dados. Ao final, foi possível verificar o fortalecimento do consumidor, devido ao acesso às mídias sociais e sites especializados em reclamações, e que uma única empresa não é capaz de influenciar o desempenho do varejo virtual como um todo.

Palavras-chave


Comércio eletrônico; E-consumidor; Confiabilidade da marca

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