A ascensão ou queda de uma marca nas mãos do novo consumidor: um Estudo de Caso da Americanas.com

Autores

  • Erika Camila Buzo Martins FHOIUniararas
  • Nathalie Gomes Julio Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas

Palavras-chave:

Comércio eletrônico, E-consumidor, Confiabilidade da marca

Resumo

O objetivo desse estudo é compreender a contribuição do consumidor atual para a ascensão ou queda de uma marca e analisar de que maneira as atitudes de uma empresa também podem influenciar esse aspecto. Pretende-se demonstrar que os gestores devem ficar atentos, em tempo integral, no que se refere ao modo como a imagem da marca está sendo vista pelo público-alvo, principalmente pela internet, e que as empresas líderes devem evitar a situação de comodidade. Para o aprofundamento desse assunto, foi realizado um estudo de caso da empresa Americanas.com, utilizando-se como método o levantamento bibliográfico, o registro de materiais de comunicação de massa e a análise de dados. Ao final, foi possível verificar o fortalecimento do consumidor, devido ao acesso às mídias sociais e sites especializados em reclamações, e que uma única empresa não é capaz de influenciar o desempenho do varejo virtual como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Camila Buzo Martins, FHOIUniararas

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Especialização em Marketing pela Universidade Paulista e Especialização em Psicopedagogia pela Uniararas. Atualmente é Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, docente responsável pelas disciplinas de Marketing no curso de Administração de Empresas e apoio docente na modalidade à distância pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras - FHO I Uniararas. É Diretora de Treinamentos da Aluá Eventos e Treinamentos. Master Trainer em Programação Neurolinguística e Coaching.

Nathalie Gomes Julio, Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Herminio Ometto - FHO I Uniararas. Atualmente é sócia-administradora da empresa Munalú e atua como consultora em pequenos projetos para microempresas e microempreendedores.

Downloads

Publicado

26-07-2017