Consumerização de TI e seus Efeitos no Desempenho e na Governança de TI

Autores

  • Sidney Roberto Feliciano da Silva
  • Antônio Carlos Gastaud Maçada

Palavras-chave:

Consumerização de TI. BYOD. Gestão da Informação. Populismo Tecnológico.

Resumo

A popularização das tecnologias da informação (TI) ocorrida nos últimos anos, sintetizada pelo aumento da telefonia móvel, cria facilidades para que os funcionários tenham acesso a recursos de informática disponíveis anteriormente apenas no ambiente controlado da organização. Este fenômeno, conhecido como consumerização de TI oferece um desafio para a Governança de TI que tem dificuldades em controlar a capacidade inovadora dos funcionários em buscar na internet soluções alternativas às rotinas diárias sem consultar a área responsável pela TI, contornando regras da segurança da informação por meio de seus dispositivos particulares. Este artigo propõe analisar o fenômeno a partir do intra-empreendedorismo e da TI Fashion, produzindo reflexos no desempenho e na governança de TI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-07-2017