PROCESSO INOVATIVO DAS MICRO EMPRESAS DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO AGRONEGÓCIO LEITE EM JARU - RO

Autores

  • Dércio Bernardes-de-Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Mariluce Paes-de-Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR, Porto Velho/RO

Palavras-chave:

Inovação, Micro Empresas, Agronegócio Leite, Arranjo Produtivo Local

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de inovação das micro empresas do arranjo produtivo local do agronegócio leite no Município de Jaru, região central do Estado de Rondônia. Este arranjo é composto quase que exclusivamente de micro empresas, cujas atividades são de baixa complexidade tecnológica, apresentando, também, outros agentes, cuja concentração espacial e atuação em atividades do agronegócio leite podem estar contribuindo ou não para o processo inovativo destas. Para sua caracterização, foi reaplicada a metodologia, instrumento de pesquisa e estrutura analítica da Rede de Sistemas Produtivos e Inovativos Locais – RedeSist, do Instituto de Economia da UFRJ a 12 micro empresas. Assim, observou-se que as empresas do arranjo apresentam um processo inovativo pouco estruturado, indicando inovações incipientes estando mais voltadas para imitação de produtos e processos já disseminados no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dércio Bernardes-de-Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Assistente I do Departamento de Administração do Núcleo de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia

Pesquisador do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - CEDSA

Curriculo Lattes: lattes.cnpq.br/6190623870669319

Mariluce Paes-de-Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR, Porto Velho/RO

Doutora em Ciências Socioambientais, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é Coordenadora do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - CEDSA, Vice-Coordenadora do Departamento de Administração e professor titular da graduação e mestrado em administração da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Gestão de organizações e agronegócio e economia com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, administração empresarial, aprendizagem organizacional, governança das organizações, desenvolvimento sustentável, agronegócio, cadeia produtiva, arranjo produtivo local, redes de cooperação e arranjos organizacionais e interorganizacionais complexos.
currículo lattes

Downloads

Publicado

22-10-2009