A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE AMBIENTAL PARA AS EMPRESAS

Autores

  • Rafael da Silva Moreira Faculdade de Ciências e de Tecnologia de Rondônia.
  • Elói Jesus de Brito Faculdade de Ciências e de Tecnologia de Rondônia.
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n1p60-77

Palavras-chave:

Contabilidade ambiental. Empresas. Impacto ambiental. Meio ambiente.

Resumo

É fato que o meio ambiente tem sido alvo de muita polêmica atualmente, tendo em vista a grande repercussão que tem causado os impactos ambientais. A concorrência faz com que as organizações se movimentem em prol de um desenvolvimento sustentável considerando que as pessoas tendem a optar por empresas que não degradem o meio ambiente. Sob esta concepção destaca-se que a contabilidade ao contrário do que muitos pensam tem várias funções e é muito útil no que se refere a questões ambientais. Dentro deste contexto afirma-se, o que incentivou a contabilidade voltada para o meio ambiente, foram os inúmeros problemas ligados às questões ambientais. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a importância da contabilidade ambiental para as empresas e como a contabilidade pode contribuir com a preservação através de sua aplicação e os procedimentos contábeis utilizados. A pesquisa foi realizada através do método de pesquisa bibliográfica e qualitativa, no qual foram identificados vários autores importantes para a fundamentação teórica desta obra. Os resultados esperados por esta pesquisa foram todos alcançados, considerando que todos os questionamentos foram respondidos destacando a importância da relação harmoniosa entre as empresas e o meio ambiente e a utilização da contabilidade ambiental como ferramenta para que esta harmonia aconteça. Tais impactos ambientais são frutos de uma má administração, o que faz com que a contabilidade juntamente com a administração tome providências que visem à união do desenvolvimento empresarial com o meio ambiente, de forma para que a empresa cresça de maneira sustentável. Sendo assim, este trabalho mostrou a relevância da contabilidade ambiental dentro das empresas e também destacar como a contabilidade ambiental pode contribuir para a preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Moreira, Faculdade de Ciências e de Tecnologia de Rondônia.

Graduação em Ciências Contábeis. Faculdade de Ciências e de Tecnologia de Rondônia. Atualmente é ASSISTENTE ADMINISTRATIVO da MS COMERCIO E SERVIÇOS. Tem experiência na área de Administração

Elói Jesus de Brito, Faculdade de Ciências e de Tecnologia de Rondônia.

Graduado em Ciências Contábeis. Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Docente da Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia - FATEC/RO. Faz parte do quadro de Instrutores e de Consultores do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/NA.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Professor doutor do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da UFAM.

Downloads

Publicado

30-05-2020