A Amazônia e o desenvolvimento sustentável: uma análise do corpus científico

Autores

  • Giana de Vargas Mores Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios
  • Eugenio Avila Pedrozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios

Palavras-chave:

Sustentabilidade, recursos naturais, biodiversidade, floresta amazônica.

Resumo

Esta pesquisa objetiva a análise do panorama das publicações científicas relacionadas aos temas Amazônia e desenvolvimento sustentável. A partir de um levantamento bibliométrico na plataforma Web of Science, realizou-se a seleção dos 500 artigos mais citados que se relacionam, concomitantemente, aos dois temas. Para interpretação dos dados, foram realizadas as análises léxica e de correspondência múltipla. Os resultados mostram as tendências das pesquisas científicas referentes aos temas analisados, as quais podem ser mencionadas em quatro tópicos: as riquezas naturais da Amazônia; a sustentabilidade e as preocupações inerentes às dimensões principais (econômica, social e ambiental); as atividades produtivas da Amazônia e a preocupação com as externalidades atreladas a esse processo; o quadro das mudanças climáticas e a emissão dos gases do efeito estufa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giana de Vargas Mores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios

Graduada em Ciências Econômicas (2008) e especialista em Economia e Gestão Empresarial (2010) pela Universidade de Passo Fundo. Mestranda em Agronegócios (turma 2011) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios). Tem experiência na área de pesquisa com áreas de interesse em: estratégias organizacionais, desenvolvimento sustentável, gestão em organizações de agronegócios, cadeias produtivas agroindustriais.

Eugenio Avila Pedrozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Centro de Pesquisas e Estudos em Agronegócios

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1986), graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado no Institut National Polytechnique de Lorraine (1995). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração e Agronegócios, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: configurações interorganizacionais, estratégia interorganizacional cooperativa e/ou competitiva, desenvolvimento sustentável, inovações sustentáveis, agronegócios, sistêmica, complexidade e multidimensionalidade.

Downloads

Publicado

26-07-2017